Salvador poderá ganhar, ainda este ano, a primeira regional da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) e abrigar, já em 2019, um worhshop técnico de fabricantes da bebida e um congresso de sommeliers. As informações são de Carlo Lapolli, presidente da Abracerva, que visitou pela primeira vez a capital baiana, de 16 a 19 de agosto, a convite da Salvador Destination, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e Sebrae-Bahia.
“De 2007 para cá, o Brasil passou de 70 para 700 fabricantes de cerveja artesanal, que produzem mais de 2 mil marcas. O turismo cervejeiro é um dos que mais cresce no mundo e percebo grande potencial em Salvador para eventos técnicos”, explica Lapolli, contabilizando no país cerca de 10 mil sommeliers de cerveja, maior volume do segmento no mundo.
Este foi um resultados da 4a edição do Salvador Nice to Meet You, que trouxe para a capital baiana presidentes de entidades com atuação em todo o país para conhecer a infraestrutura para eventos e congressos da cidade.
O presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Sebastião Westphal, que também integrou o grupo, se mostrou bastante otimista com o que viu. “Salvador tem forte apelo turístico e grande chance de abrigar o Congresso Brasileiro de Urologia de 2023. Vai depender apenas das obras do Centro de Convenções”, sinaliza. O evento deve reunir cerca de 7 mil pessoas, entre congressistas, expositores e acompanhantes. “Este foi um dos motivos de ter aceito o convite da Salvador Destination. Precisamos definir até agosto de 2019 a sede de 2023”, adianta.
“Esta ação é uma das nossas estratégias para ampliar a visibilidade de Salvador e, com isso, atrair mais congressos, eventos e negócios para a cidade”, frisa Roberto Duran, presidente da Salvador Destination. Novo grupo de dirigentes deve desembarcar na cidade em setembro.