Além das saídas fixas, os cruzeiros temáticos têm ganhado popularidade entre os turistas e, de olho nesse público, as companhias desenvolvem novos produtos com foco na experiência. A gastronomia tornou-se elemento indispensável neste diferencial de mercado, já que pesa bastante na satisfação a bordo.
“Trabalhamos com várias marcas de cruzeiros fluviais e algo comum nessas empresas é que grandes chefs assinem os cardápios com ingredientes locais e frescos. No nosso caso, as marcas que mais se preocupam com gastronomia são a Ama Waterways e a Uniworld, que fazem saídas temáticas voltadas para culinária, incluindo também degustação de vinho. A Uniworld, por exemplo, tem diversas saídas em roteiros franceses de Bordeaux, Sena e Provence”, explica o diretor geral da Velle Representações, Ricardo Alves, ao Portal PANROTAS, durante o Braztoa Desvenda: Viagens Gastronômicas, em São Paulo.
A dica para os profissionais venderem melhor esse tipo de produto é investir em personalização e capacitação, segundo o executivo. “O agente de viagens tem que entender que hoje ele é um consultor, que dá palpite também na data de viagem do seu cliente. Em caso datas de flexíveis, é possível alinhar a viagem com roteiros temáticos de vinhos, onde os passageiros são acompanhados por um enólogo, algo que é um diferencial e torna melhor a experiência do cliente.”
De acordo com Alves, essa tendência de oferecer atendimento mais personalizado deve crescer ainda mais nos próximos anos. “A questão de segmentar e ser especialista no Brasil ainda está em fase muito amadora, é novidade, e o público costuma ser totalmente diferente do qual os agentes vendem. Entendo que o nosso produto é novo e há muito a trabalhar e aprender”, sugere. Fonte: Panrotas.