Por Janize Colaço
As previsões sobre o crescimento da inteligência artificial e da robótica estão cada vez mais próximas da realidade, especialmente no que diz respeito à experiência dos hóspedes durante a estadia e à automação dos processos de reserva durante a viagem. E, por isso, o Site Minder expõe diferentes exemplos das vantagens e desafios oferecidos pela automação de serviços em um hotel.
“Atualmente, vários hotéis já implementaram o uso de robôs em suas propriedades, mais como uma estratégia de inovação do que comercial, já que a tecnologia usada para gerenciar suas acomodações é suficiente para causar impacto significativo, e positivo”, afirma a diretora de Comunicação da América Latina do Site Minder, Rocío Herraiz.
Neste contexto, o Site Minder expõe vários prós e contras da implementação de inteligência artificial e robôs em hotéis. Neles, a tecnologia pode operar o dia todo, sem sofrer exaustão. A isso se soma o fator ‘surpresa’, já que o uso de robôs pode ser uma grande novidade para os hóspedes, o que gera entusiasmo e publicidade, especialmente para aqueles hotéis que buscam construir uma imagem de marca que seja inovadora.
Segundo o Site Minder, a tecnologia poderia oferecer um método de reserva diversificado, uma experiência aprimorada antes da chegada do hóspede, mais interação dos viajantes no site do hotel — além de oferecer maior coleta de dados que favorece na hora de oferecer melhor serviço ao cliente.
A facilidade de acesso a essa tecnologia tem aumentado, mas ainda é uma tarefa muito cara e complexa para se tornar um investimento prioritário para uma empresa.
“Algumas aplicações podem colocar em risco determinados tipos de empregos de funcionários do setor turístico. No entanto, também oferece várias opções de especialização para profissionais de hotéis que podem ser beneficiárias não só para o hotel, mas também para os hóspedes”, afirma Rocío Herraiz.
Se o uso de robôs no setor turístico está realmente crescendo? “A resposta é sim”, explica Rocío Herraiz, “e esse fator adicional já está mudando e melhorando o serviço oferecido ao cliente”. Para a indústria hoteleira, esse tipo de tecnologia desempenha um papel importante, especialmente em relação ao futuro das empresas e em como a inovação pode ajudar a melhorar o desempenho, eficiência e produtividade.
“Isso não significa que os viajantes pensem em um robô que atua como mensageiro ou recepcionista, pelo menos não no curto prazo, mas é verdade que novas tendências e projetos tecnológicos cada vez têm mais importância e serão aqueles que, a longo prazo, marcarão a diferença para ter sucesso”, finaliza. Fonte: Panrotas.