Por Felipe Abílio
Dezenas de parceiros entre companhias aéreas, hotéis e DMCs participaram do roadshow da África do Sul no Brasil, que aconteceu nesta quarta-feira (29) no Hotel Tivoli, em São Paulo. Com um aumento histórico de turistas da América Latina visitando o país no ano passado, Marcelo Marques, responsável pelo destino, falou sobre a importância de promover eventos como esse para o trade.
“África do Sul tem uma estrutura espetacular de turismo com opções para todos os bolsos, desde quem está viajando sozinho, com a família ou lua de mel. Existe uma infinidade de produtos, passeios, serviços e toda essa estrutura incrível é envelopada por um povo extremamente acolhedor e caloroso. Nós brasileiros acabamos nos sentindo em casa na África”.
Cerca de 70 mil brasileiros visitaram o país no ano passado e o objetivo do destino é atrair ainda mais em 2018. “Crescemos mais de 70% no Chile e no Brasil, e mais de 50% na Argentina, com cerca de 107 mil visitantes – sendo 70 mil só brasileiros – no ano passado. Até maio deste ano, atingimos um crescimento de 6.7%. A expectativa para 2018 é chegar por volta de 10% a 15% a mais de visitantes em relação ao ano passado. No ranking estamos em oitavo lugar entre os países do mercado principal de turismo”, observou Marques.
Altamiro comemora os bons números do ano passado, mas avalia que o destino tem muito mais potencial. “O papel da companhia aérea é dar suporte ao trade turístico para que a demanda de turistas da América do Sul toda para a África cresça. Os números que eles apresentaram, cerca de 70 mil turistas por ano, é interessante, mas ainda é pequeno em relação a outros destinos e o potencial que a África do Sul tem. A ideia é começar a pensar em 100 mil turistas por ano no médio prazo”.
A ideia de Medici é mostrar que a África não está tão longe como muitos brasileiros imaginam. “Temos um voo diário, então são sete voos por semana, saímos do Aeroporto de Guarulhos às 18h chegando em Joanesburgo ás 7h30, são 8 horas e meia de voo, o equivalente a São Paulo para Miami. O passageiro embarca, janta, descansa e chega de manhã pronto para pegar outras conexões”.
A brasileira Latam Airlines foi uma das parceiras do roadshow e anunciou uma novidade para o destino. A partir de abril de 2019, a companhia passa a operar sete voos diários com destino a Joanesburgo – atualmente são cinco frequências semanais. Marcelo também enxerga com entusiasmo o aumento das operações para o destino. Fonte: Brasilturis.