Após Virgin Galactic, Amazon, Space X e até da Boeing avançarem e chegarem perto de mandar turistas para o espaço, mais uma empresa acaba de entrar no páreo no segmento ainda completamente inexplorado. Trata-se da startup japonesa PD Aerospace, que está desenvolvendo um foguete comercial reutilizável e prevê estrear voos espaciais até 2023.
A nave da PD Aerospace, que é baseada em Nagoya, será capaz de transportar seis passageiros e dois pilotos, e a pretensão da startup é que seu modelo de foguete consiga realizar voos de até 110 quilômetros de altitude – ou seja, dez quilômetros acima do limite de 100 quilômetros chamado de linha de Kárman, a partir de onde a nave entra em órbita na Terra. Lá, os passageiros ficariam aproximadamente cinco minutos com a experiência de gravidade zero, com janelas para observar a superfície da Terra neste período.
A nave da PD Aerospace, que é baseada em Nagoya, será capaz de transportar seis passageiros e dois pilotos. O preço, porém, será a princípio muito menor do que o de suas concorrentes: US$ 153 mil por passageiro, menos que os US$ 250 mil da aeronave Unity, modelo da Virgin Galactic, e os US$ 200 mil a US$ 300 mil previstos pela Amazon para seu foguete Blue Origin.
Um dos motivos disso, segundo o site Japan Times, é que a empresa pretende lançar a nave espacial a partir de pistas comuns de aeroportos, o que manteria os custos baixos em comparação com o uso de foguetes não reutilizáveis.
O primeiro modelo de testes não-tripulados do modelo já está pronto, e seu primeiro voo espacial deve ser realizado em breve, e chegar até uma altitude de 100 quilômetros. Em julho de 2017, porém, a PD Aerospace obteve sucesso em um sistema de propulsão experimental, o primeiro no mundo, que pode alternar entre uma função de motor a jato e motor de foguete. Fonte: Panrotas.