Décimo país que mais recebe turistas estrangeiros no mundo, a Tailândia planeja um grande investimento na área de transportes nos próximos anos para melhor atender sua população e os mais de 35 milhões de visitantes anuais. O principal projeto do momento é uma linha ferroviária de alta velocidade orçada em 225 bilhões de bahts (cerca de US$ 7 bilhões) que fará conexão entre três aeroportos.
A expectativa do governo tailandês é que, até janeiro de 2019, um consórcio seja escolhido para tocar as obras. Atualmente, 31 empresas, principalmente originárias da China, Japão e Tailândia, estão na disputa pelo projeto que visa passar pelos dois aeroportos internacionais da capital Bangcoc e o U-Tapao, em Rayong.
Caso siga adiante, o trem de alta velocidade tailandês será o projeto de engenharia mais caro da história do país asiático. No total, a administração nacional planeja gastar 1,7 trilhão de bahts (cerca de US$ 53 bilhões) no chamado “Corredor Econômico Oriental”, um grande plano de desenvolvimento focado nas províncias de Chachoengsao, Chonburi e Rayong.