Copa apresenta seu primeiro Boeing 737 Max 9; veja fotos

Por Marcel Buono

Em 2016, a Copa Airlines assinou um contrato de mais de US$ 7 bilhões com a Boeing pela encomenda de 71 aeronaves do modelo 737 Max 9 e, nesta terça-feira (18), a primeira delas foi apresentada oficialmente no Aeroporto Internacional Tocumen, hub da companhia aérea na Cidade do Panamá. Agora, já na sua nova “Era Max”, a Copa oferecerá maior conforto, conveniência e sustentabilidade em suas operações.

Primeiro 737 Max 9 da Copa Airlines chega embalado por ritmos panamenhos em Tocumen. Fotos: Marcel Buono

“O Max 9 significa uma nova era nos mais de 70 anos da Copa Airlines. Com a chegada desta aeronave, incorporamos a mais recente tecnologia da Boeing e podemos dizer que temos o avião mais moderno da atualidade na nossa frota. Temos orgulho de provar que uma companhia aérea de pequeno ou médio porte pode operar os aviões mais tecnológicos do mundo e ainda proporcionar os melhores índices de avaliação aos seus passageiros”, comemorou o CEO da Copa Airlines, Pedro Heilbron.

Orçado em cerca de US$ 100 milhões, cada Boeing 737 Max 9 terá capacidade para 166 passageiros divididos em três categoria: Economy, Economy Extra e Dreams Business Class. A última aparece como a grande novidade de configuração da Copa Airlines, com 16 assentos reclináveis tipo cama, telas individuais de 16 polegadas, controles remotos com telas de 4,2 polegadas e conectores USB e de energia para cada cliente.

“Nossa nova classe executiva não deve nada a nenhuma vista nas gigantes da aviação comercial. Vamos começar a voar oficialmente no dia 20, com destino a Tampa, na Flórida, e depois estabeleceremos esta aeronave na rota entre a Cidade do Panamá e São Francisco, na Califórnia. Outros cinco 737 Max devem chegar até dezembro e, com o tempo, os utilizaremos em viagens longas como Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Montevidéu (Uruguai) e São Paulo. Esse novo avião é perfeito para a rota entre Tocumen e Guarulhos”, disse o VP global de Vendas da Copa, Christophe Didier.

Christophe Didier (VP global de Vendas da Copa) e Emerson Sanglard (gerente geral da Copa no Brasil)

Equipado com motores CFM Leap-1B, o Boeing 737 Max 9 é 40% mais silencioso que sua versão anterior, emite 46% menos gases nocivos ao meio ambiente e consome 14% menos combustível. Além disso, a capacidade do compartimento de bagagens de mão foi ampliada em cerca de 50% e o sistema Copa Showpass foi introduzido, permitindo ao passageiro a utilização do conteúdo de entretenimento fornecido pela aérea em seu tablet ou smartphone. Nos 126 assentos da classe econômica, suportes para dispositivos móveis foram instalados.

PREOCUPAÇÃO MACROECONÔMICA

Novo Boeing 737 Max 9 da Copa tem capacidade para 166 passageiros divididos em três classes

O evento de lançamento da mais moderna aeronave da Copa contou com a presença de grandes autoridades da aviação e da política, como o presidente do Panamá, Juan Carlos Varela, que declarou esperar cerca de 25 milhões de visitantes internacionais anuais até 2028. Hoje em dia, cerca de 15 milhões de passageiros passam pelo Aeroporto Internacional Tocumen a cada ano.

“Depois da abertura do Canal do Panamá, que conectou o mundo maritimamente, este contrato firmado entre a Copa e Boeing é o maior projeto nacional de integração do país com o resto do mundo. O governo caminha ao lado da Copa para manter seu crescimento sustentável e temos muito orgulho do trabalho que vem sendo realizado”, declarou Varela.

Compartimentos de bagagens de mão estão quase 50% maiores na nova versão do Boeing 737 da Copa Airlines

Por outro lado, enquanto o presidente panamenha se mostrou confiante no futuro do seu país, o CEO da Copa, Pedro Heilbron, mostrou preocupação com o cenário político e econômico de países como Argentina e Brasil, mas manteve uma postura de confiança em relação à solução dos atuais problemas.

“Tanto o Brasil como a Argentina são muito importantes para nós e ambos estão passando por sérias dificuldades. A moeda brasileira desvalorizou menos que a argentina, mas muito mais do que esperávamos pelas nossas projeções. Em razão disso, as rotas recém-inauguradas entre o Panamá e as cidades de Fortaleza e Salvador estão abaixo das expectativas iniciais, mas temos paciência e confiamos na reversão desse quadro em breve”, finalizou Heilbron. Fonte: Panrotas.

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