As reclamações contra agências e demais empresas de distribuição de viagens cresceram em 2018. De acordo com levantamento feito pelo Reclame Aqui, de janeiro a agosto deste ano foram 25.350 queixas, 11% a mais do que as 22,4 mil registradas no mesmo período do ano passado.
Dentre os cinco principais motivos estão cancelamento, compra de passagem, cobrança indevida, valor, estorno do valor pago e propaganda enganosa.
Além de apontar um aumento no volume de reclamações, o site revelou as cinco empresas de Turismo brasileiras com o maior número de queixas. Em primeiro lugar, com mais de um terço (37%) de todas elas, está a Decolar.com: foram 9,5 mil no período.
Em sequência aparecem a CVC, com 3,9 mil citações no Reclame Aqui, e a Submarino Viagens, com 3,3 mil – as duas englobadas pelo grupo CVC Corp.
Vale destacar que ao menos parte disso deve-se ao também alto volume de clientes das três empresas, que figuram entre as maiores vendedoras do País. Por isso, o Reclame Aqui revelou também outros índices, como o de respostas, soluções dos problemas e ainda a porcentagem de consumidores que voltariam a comprar com a empresa, dados usados na definição da reputação da empresa.
Confira abaixo a lista do top cinco de empresas no número de queixas entre janeiro e agosto deste ano, junto com os demais dados que definem suas respectivas reputações:
Empresa | Reclamações | Reputação | Índice de Solução | Voltaria a comprar | Índice de Resposta |
---|---|---|---|---|---|
Decolar.com |
9599 |
Regular |
63,80% |
54,6 |
98,10% |
CVC |
3918 |
Regular |
64,40% |
50,20% |
98,40% |
Submarino Viagens |
3368 |
Bom |
78,80% |
62,50% |
98,40% |
Viajanet |
2212 |
Ótimo |
85,30% |
70% |
97,60% |
WAM Brasil |
1538 |
Ótimo |
91,80% |
56,60% |
100% |
MAIOR E MENOR ÍNDICE DE SOLUÇÃO
Como forma de apontar também as empresas que melhor atenderam as reclamações, o Reclame Aqui divulgou outros dois rankings, de empresas de Turismo com maior e menor índice de solução – desta vez no período de seis meses entre março e agosto deste ano.
Enquanto na lista positiva aparece a Egali Intercâmbios e a Rede Sul Turismo, na de piores cinco empresas em nível de solução das reclamações aparecem a Decolar.com e a Latam Travel; confira abaixo: Fonte:Panrotas.
Maior índice de solução
Empresa | Reclamações | Reputação | Índice de Solução | Voltaria a comprar | Índice de Resposta |
---|---|---|---|---|---|
Passagens Promo |
140 |
RA1000 (pontuação máxima do site) |
100% |
98,20% |
100% |
Rede Sul Turismo |
121 |
Ótimo |
96,40% |
60,70% |
100% |
Egali Intercâmbio |
160 |
Ótimo |
93,30% |
64,40% |
100% |
WAM Brasil |
1538 |
Ótimo |
91,80% |
56,60% |
100% |
Plinc Turismo |
122 |
Regular |
87,50% |
59,40% |
52,70% |
Menor índice de solução
Empresa | Reclamações | Reputação | Índice de Solução | Voltaria a comprar | Índice de Resposta |
---|---|---|---|---|---|
Grupo Prive |
204 |
Não recomendada |
26,50% |
11,80% |
100% |
Royal Holiday Club |
144 |
Não recomendada |
42,90% |
28,60% |
79,60% |
Edreams |
791 |
Não recomendada |
62% |
32% |
57,10% |
Decolar.com |
9599 |
Regular |
63,80% |
54,6 |
98,10% |
Latam Travel |
632 |
Regular |
63,80% |
54,60% |
100% |