A ArtRio chega a sua oitava edição e reforça, entre suas principais metas, a valorização da arte brasileira. A feira acontece entre os dias 26 e 30 de setembro, na Marina da Glória, e conta com dois setores gerais, PANORAMA e VISTA, além dos programas curados SOLO, MIRA, PALAVRA e BRASIL CONTEMPORÂNEO.
A nova edição da feira tem a participação de cerca de 80 galerias, aprovadas pelo comitê de seleção da ArtRio e indicadas pelos curadores dos programas. O evento foca na qualidade, inovação e apresentação de novos nomes para possibilitar ao público uma experiência enriquecedora e diferenciada de visitação, possibilitando, também, uma ampliação do colecionismo.
“Temos muito orgulho do espaço conquistado pela ArtRio frente ao cenário mundial da arte. Entre nossas prioridades está reforçar a arte brasileira neste mercado, tanto com o reconhecimento aos grandes nomes de nossa história como também com a apresentação de nova geração de artistas. Temos hoje no Brasil um mercado amadurecido, em total sintonia com as melhores práticas e regras éticas da cadeia global. Nossos artistas são destaques de grandes mostras em países europeus e nos Estados Unidos, e estão presentes em algumas das mais importantes coleções privadas e acervos de museus e instituições. Assim como em outros anos, vamos receber na ArtRio grupos de colecionadores e curadores brasileiros e internacionais”, reforça Brenda Valansi, presidente da ArtRio.
O comitê de seleção de 2018 é formado pelos galeristas Alexandre Gabriel (Fortes D’Aloia & Gabriel/ SP e RJ); Anita Schwartz (Anita Schwartz Galeria de Arte / RJ); Elsa Ravazzolo (A Gentil Carioca / RJ); Eduardo Brandão (Galeria Vermelho / SP) e Max Perlingeiro (Pinakotheke / RJ, SP e FOR).
“Durante o mês da ArtRio teremos uma extensa programação de arte em toda a cidade, incluindo agenda especial nas galerias, museus e instituições. Além disso, teremos no mesmo período a Bienal de Artes de São Paulo, que possibilita uma agenda completa de arte para os visitantes internacionais”, completa Brenda Valansi.
A ArtRio é apresentada pelo Bradesco, pelo sétimo ano consecutivo, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. O evento tem patrocínio de Stella Artois e CRAB/SEBRAE, apoio do site hoteis.com e da FIRJAN, e apoio institucional da Valid, Bondinho Pão de Açúcar, Estácio, Bacardi, Bombay Sapphire, Shopping Leblon, High End e Breton. A rede Windsor será a rede de hotel oficial do evento.
Mais do que uma feira de reconhecimento internacional, a ArtRio é uma grande plataforma de arte, com atividades e projetos que acontecem ao longo de todo o ano para a difusão do conceito de arte no país, solidificar o mercado e estimular o crescimento de um novo público.
“Entendemos a ArtRio como uma importante plataforma de visibilidade para a arte brasileira e, também, de acessibilidade, estimulando o reconhecimento de novos artistas e o crescimento de um novo público. A atuação do projeto está presente em todos os momentos da cadeia, garantindo seu fomento e visibilidade. As empresas que patrocinam e apoiam a ArtRio estão neste momento estimulando a valorização da produção artística do país e todos seus profissionais e incentivando a indústria criativa”, posiciona Luiz Calainho, sócio da ArtRio.
A ArtRio faz parte do calendário oficial de eventos da cidade do Rio de Janeiro. Fonte: Jornal do Turismo.