De acordo com levantamento feito pelo Reclame Aqui, de janeiro a agosto deste ano foram 6.010 reclamações, 20% a mais do que os 5021 do mesmo período de 2017. Trata-se ainda de um retrocesso da evolução observada no ano passado: em 2016 haviam sido 5.631 queixas em oito meses; ou seja, em 2017 o volume de reclamações tinha caído 11%.
Assim como nas queixas contra agências de viagens, cancelamento permanece em primeiro lugar com 17%; seguido de problemas na reserva (12%); cobrança indevida (7%); contrato (8%) e propaganda enganosa (5%).
MELHORES E PIORES
A liderança em número de reclamações está com o Rio Quente Resorts, com 1116, seguido de perto pelo Ibis Hotéis – uma das cadeias Accor, que ainda conta com Ibis Styles e Ibis Budget -, que receberam 1101 queixas nos primeiros oito meses do ano. Mercure Hotels e Accor Hotels aparecem com 220 e 300 reclamações, respectivamente.
Confira abaixo a lista das redes hoteleiras que mais receberam reclamações entre janeiro e agosto deste ano:
Colocação | Empresas | Reclamações |
---|---|---|
1º |
Rio Quente Resorts |
1116 |
2º |
Ibis Hotéis |
1101 |
3º |
Di Roma Vacation Club |
694 |
4º |
Gramado Parks |
559 |
5º |
Beach Park Hotéis e Turismo |
529 |
6º |
Grupo Prive |
353 |
7º |
Accor Hotels |
300 |
8º |
Mercure Hotels |
220 |
MAIOR E MENOR ÍNDICE DE SOLUÇÃO
Como forma de apontar também as empresas que melhor atenderam as reclamações, o Reclame Aqui divulgou o ranking dos hoteleiros em índice de solução dos problemas apresentados no site. Desta vez a análise foi feita em cima do período de seis meses entre março e agosto deste ano.
Novamente com bons números aparecem o Mercure Hotels, com 93,80% de problemas solucionados, e Accor Hotels, com 84,40%. O Gramado Parks, rede que conta com resorts e parques na cidade do Rio Grande do Sul, aparece também com destaque: resolveu com sucesso 92.60% das queixas, sendo o único hoteleiro a receber a reputação máxima do Reclame Aqui, avaliada como RA1000.
No outro extremo da lista aparecem o Grupo Prive, com apenas 26,50% das reclamações resolvidas – é a única que recebe a classificação de “não recomendada” do Reclame Aqui -, e o Beach Park, do Ceará, com 61,70% de soluções, levando a reputação de “ruim” do site. Já o Rio Quente, que lidera em volume de queixas, solucionou 76,70% delas.
Vale destacar que dos 36 empreendimentos e grupos hoteleiros avaliados, só aparecem na lista apenas aqueles com mais de 200 reclamações – ou seja, as redes que não aparecem em nenhum ranking tiveram menos queixas que isso.
Confira a lista dos melhores e piores abaixo em índice de solução dos problemas nos últimos seis meses (março-agosto):
Colocação | Empresas | Reputação | Reclamações Respondidas | Índice de Solução |
---|---|---|---|---|
1º |
Mercure Hotels |
Ótimo |
82,10% |
93,80% |
2º |
Gramado Parks |
RA1000 |
100% |
92,60% |
3º |
Accor Hotels |
Ótimo |
85,90% |
84,40% |
4º |
Ibis Hotéis |
Ótimo |
90,80% |
84% |
5º |
Di Roma Vacation Club |
Bom |
100% |
76,70% |
6º | Rio Quente Resorts |
Regular |
73% |
76,70% |
7º |
Beach Park Hotéis e Turismo |
Ruim |
63,40% |
61,70% |
8º |
Grupo Prive |
Não recomendada |
100% |
26,50% |