Argentina reforça aposta no turismo para superar crise

A Argentina participa da Abav Expo 2018, feira internacional de turismo idealizada por e para os agentes de viagens, que acontece em São Paulo, no Pavilhão do Anhembi, entre 26 e 28 de setembro. O país está na capital paulista com muitas novidades, para mostrar que já saiu de crises econômicas anteriores investindo no turismo.

Buenos Aires, Argentina. Foto: Divulgação

Mesmo diante do atual cenário da Argentina que, dentre outras medidas implementadas para driblar a crise no país, transformou sete ministérios em secretaria, incluindo o de Turismo, o atual secretário Gustavo Santos vê com otimismo o potencial e as perspectivas de crescimento do setor. Como em outros momentos de crise, o país não esquece que o turismo tem a capacidade de abarcar e desenvolver atividades para trazer divisas para o país.

Apesar dos desafios, a Argentina se mantém como líder da América do Sul em números de visitantes internacionais. São mais de 7 milhões por ano, com crescimento contínuo na última década – diferente do Brasil, que no mesmo período nunca ultrapassou a casa dos 6 milhões, mesmo em anos de Copa e Olimpíadas. Os viajantes argentinos continuam liderando a lista de turistas internacionais que o Brasil recebe, respondendo por quase 40% do total. Daqui, mais de 1,2 milhões de brasileiros visitaram o país vizinho em 2017, o que deixa o Brasil também no topo da lista argentina. Isto reflete a importância que um país tem para o outro neste setor e a relevância em participar de eventos como a Abav.

No ranking do WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo), com 185 países, o Brasil ocupou a 117ª posição em 2017. Já a Argentina ficou em 87ª, ainda que tenha menor território.

Não à toa, na análise anual de impacto econômico mundial do setor de Viagem e Turismo publicada pelo mesmo WTTC em 2018, a Argentina aparece com bom desempenho e perspectivas. Segundo esse estudo, a contribuição direta do turismo no PIB argentino em 2017 foi de US$381,8 milhões, o que representa 3,7% do PIB total. Com previsão de aumento de 3,5% para 2018 e pelo menos 2,5% de aumento anual entre 2018 e 2028, espera-se atingir 3,7% em 2028.

Para efeito de comparação, em termos globais, o turismo representa 10,4% do PIB mundial, gerando 313 milhões de postos de trabalho – o que significa quase 1/10 dos empregos no mundo. Diante deste panorama e dos bons resultados conquistados ano a ano, mesmo a tensão financeira não modifica os planos de atrair 9 milhões de visitantes estrangeiros até 2020. E a Argentina irá mostrar isso na Abav Expo 2018, com novidades na conectividade internacional e nacional, federalização de ofertas como a 1ª Semana Gastronômica, além de campanhas promocionais online. Fonte: Brasilturis.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *