Popularmente conhecidas como “Big Three”, American Airlines, Delta Air Lines e United Airlines são as três gigantes dos Estados Unidos que disputam há décadas a preferência dos viajantes norte-americanos. Porém, mais recentemente, a ascensão de companhias aéreas de baixo custo, como a Southwest, a Spirit e a Jetblue, ligou o sinal de alerta das tradicionais empresas que não querem perder lugar no pódio da aviação nacional.
Juntas, as três aéreas somam cerca de três mil aeronaves em operação e outras 900 em processo de fabricação, seja pela Boeing, pela Airbus, pela Bombardier ou pela Embraer. E são justamente as encomendas de aviões que indicam como as empresas estão pensando suas frotas para o futuro.
Em 2018, a American já cancelou 22 pedidos de Airbus 350 e adiou as entregas de 40 Boeing 737 Max e 22 Airbus 321neo. Ao mesmo tempo, encomendou 47 Boeing 787 para rotas longas e 15 Bombardier CRJ900 e 15 Embraer 175 para voos regionais. De acordo com a companhia, os gastos com aeronaves serão reduzidos praticamente pela metade neste ano em comparação com 2017.
Já a Delta trabalha para substituir 30% de sua frota principal até 2020, o que incluirá a aposentadoria dos seus 144 McDonnell Douglas MD-80. Nos próximos anos, a maior parte das entregas serão de aviões narrowbody, sendo que 59% dos pedidos são de aviões com corredor único. Ao contrário do que costumava fazer em outros tempos, a empresa não tem planejado a aquisição de modelos já usados.
Por outro lado, a United segue com a tática de aproveitar boas oportunidades para agregar aeronaves usadas por outras companhias em sua própria frota. Em 2015, dois Boeing 737-700 chegaram da Copa Airlines e 25 Airbus 319 vieram da China Southern Airlines. Neste ano, um acordo por 20 A319 e três 767 também foi fechado com a Hawaiian Airlines. Fonte: Panrotas.
Veja qual a situação das frotas das três gigantes dos EUA:
Modelo |
Em serviço |
Encomendados |
Airbus 320 |
392 |
100 |
Airbus 330 |
24 |
0 |
Boeing 737 |
318 |
86 |
Boeing 757 |
34 |
0 |
Boeing 767 |
23 |
0 |
Boeing 777 |
67 |
0 |
Boeing 787 |
39 |
50 |
McDonnell Douglas MD-80 |
30 |
0 |
Bombardier CRJ200 |
35 |
0 |
Bombardier CRJ700 |
61 |
0 |
Bombardier CRJ900 |
54 |
15 |
Embraer 145 |
150 |
0 |
Embraer ERJ175 |
44 |
25 |
Embraer ERJ190 |
20 |
0 |
Modelo |
Em serviço |
Encomendados |
Airbus 220 |
0 |
75 |
Airbus 320 |
181 |
165 |
Airbus 330 |
42 |
25 |
Airbus 350 |
11 |
14 |
Boeing 717 |
91 |
0 |
Boeing 737 |
189 |
28 |
Boeing 757 |
126 |
0 |
Boeing 767 |
79 |
0 |
Boeing 777 |
18 |
0 |
McDonnell Douglas MD-80 |
144 |
0 |
Bombardier CRJ200 |
44 |
0 |
Bombardier CRJ700 |
2 |
0 |
Modelo |
Em serviço |
Encomendados |
Airbus 320 |
165 |
0 |
Airbus 350 |
0 |
45 |
Boeing 737 |
335 |
155 |
Boeing 757 |
76 |
0 |
Boeing 767 |
51 |
0 |
Boeing 777 |
91 |
1 |
Boeing 787 |
37 |
23 |
Embraer ERJ175 |
0 |
25 |