A Gol Linhas Aéreas anunciou que pretende realizar uma reestruturação societária para incorporar sua empresa de programa de fidelidade Smiles, informou a companhia aérea em fato relevante divulgado na noite de domingo (14).
“A incorporação da Smiles na Gol resultará na extinção da Smiles, nos termos da Lei das S.A., com a sucessão pela Gol em todo o patrimônio da Smiles e na migração da base acionária da Smiles para a Gol”, disse a companhia aérea.
A reorganização depende da aprovação pela Agência Nacional de Aviação Civil e dos acionistas das companhias. Caso a reorganização não seja aprovada, a Gol disse que poderá reverter para “estruturas alternativas para alcançar seus objetivos a esse respeito, incluindo por meio de uma oferta pública de aquisição”.
Com a decisão, a Gol segue caminho semelhante tomado pela Latam, que em setembro anunciou a decisão de não renovar o contrato com a operadora de programas de fidelidade Multiplus e fechar o capital da empresa.
Para justificar a decisão, a Gol disse em comunicado que a concorrência em ambos mercados de aviação e programas de fidelidade tornou-se “mais desafiadora” nos últimos anos manter estruturas societárias separadas.
“Limitações do contrato operacional e a existência de governança e bases de acionistas distintas revelaram obstáculos para a capacidade dos investimentos necessários e da otimização na coordenação do desenvolvimento de ofertas e produtos nos respectivos mercados das companhias”, destacou.
O reestruturação prevê a unificação das bases acionárias da Gol e da Smiles em uma única espécie de ação. A Smiles abriu o capital em 2013.
Numa segunda etapa, a companhia prevê a migração da Gol para o Novo Mercado da B3, segmento da bolsa que exige o maior nível de governança corporativa.
A Gol estima que as assembleias gerais de acionistas que deliberarão sobre a reorganização sejam convocadas em aproximadamente 100 dias. Fonte: G1.