Salvador possui melhor hotel da América Latina, segundo revista britânica

A revista britânica Wallpaper Magazine divulgou, no início deste mês, uma lista dos melhores hotéis do mundo. O Fera Palace Hotel, localizado no Centro Histórico de Salvador, apareceu como o melhor da América Latina, que só tem mais um estabelecimento reconhecido na região, o W Panamá, em Panamá.

Vista do terraço do Fera Palace Hotel para a Baía de todos os Santos. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultural e Turismo (Secult), reconhece o desempenho de excelência do hotel, que está entre os dez primeiros bem avaliados no Programa de Otimização de Performance (POP) do Executivo Municipal.

Esta ferramenta monitora a reputação da rede hoteleira a partir da análise de turistas sobre a experiência em Salvador. O programa monitora 57 hotéis e os 37 principais atrativos turísticos da capital baiana, através de comentários dos visitantes em mais de 175 sites e agências online de turismo de 145 países, e em 45 idiomas.

As avaliações dos usuários são contabilizadas através de informações contidas nas resenhas, por meio de um algoritmo que gera o índice Global Review Index (GRI), responsável por medir e classificar a reputação dos itens avaliados no destino Salvador, garantindo, assim, uma visão detalhada a respeito da percepção do visitante sobre a experiência turística.

Entre os comentários positivos do Fera Palace estão a qualidade da restauração do prédio, as acomodações, a localização e a comida fornecida no estabelecimento.

“O POP nos permite avaliar e estimular o desempenho de excelência de uma atividade iminentemente privada, que é a rede hoteleira, mas que tem ligação direta com a imagem que os turistas levam da nossa cidade. Por isso mesmo, a Prefeitura investiu cerca de R$ 500 mil para implantação do POP, tornando Salvador a primeira cidade a possuir uma ferramenta deste nível para impulsionar ainda mais o turismo, que é uma atividade importantíssima para nossa cidade”, avalia Claudio Tinoco, gestor da Secult.

Investimento no turismo

Além da implantação do POP, a Prefeitura tem investido em ações para requalificar pontos turísticos e ampliar a promoção da cidade. Entre as atividades desenvolvidas pela Secult, estão o lançamento do site oficial da cidade; o trabalho desenvolvido nas redes sociais por meio do perfil @visitsalvadordabahia; a capacitação de cerca de 4 mil agentes e operadores de viagens nos principais mercados emissores nacionais e internacionais.

O início das obras do Centro de Convenções de Salvador e a operação de equipamentos turísticos como a Casa do Carnaval, a Casa do Rio Vermelho, e os Fortes Santa Maria e São Diogo também são algumas das ações promovidas.

Salvador em números

Entre janeiro e agosto deste ano, fluxo de turistas na capital baiana apresentou crescimento de 9,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Durante os primeiros oito meses de 2017, cerca de 5,6 milhões de visitantes passaram pela cidade, enquanto que, neste ano, foram 6,3 milhões.

A Secult aponta que o período da alta estação, entre dezembro deste ano e fevereiro de 2019, haverá um crescimento de 11% no fluxo turístico da cidade, em relação ao ano anterior. Salvador deve receber cerca de 2,6 milhões de visitantes, enquanto que anteriormente recebeu aproximadamente 2,3 milhões.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *