A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que instaurou um processo administrativo para apurar a queda de energia que causou atrasos em voos e transtornos no aeroporto de Salvador, durante a madrugada de segunda-feira (15).
O órgão disse que quer averiguar se houve possíveis descumprimentos contratuais e que, ao fim do processo, a concessionária responsável pelo terminal poderá ser multada em percentual do seu faturamento anual, calculado com base no impacto causado na prestação do serviço aos passageiros, entre outros aspectos.
Conforme a Anac, fiscais que atuam no terminal comprovaram que o problema elétrico teve início 1h40, sendo restabelecido às 6h05 da manhã. Todos os serviços no aeroporto foram reestabelecidos por volta de 8h30. A Anac disse que segue acompanhando a operação do aeroporto.
Caso
O problema no fornecimento de energia causou cancelamento de três voos e atrasos em 17. Além disso, passageiros enfrentaram grandes filas no local.
De acordo com a Vinci, empresa responsável pelo terminal, a energia caiu por volta de 1h30 e que foi retomada por volta das 3h30. As filas chegaram a alcançar a área externa do saguão.
Em nota, a empresa lamentou os transtornos e informou que a falta de energia foi causada pelo rompimento de um cabo subterrâneo de energia elétrica que alimenta o aeroporto. Ainda segundo a Vinci, a Coelba identificou o problema às 2h20, em área cercada por vegetação e fora das dependências do Aeroporto. Fonte: G1.