Por Nayara Oliveira
Representantes de associações e instituições do setor turístico se reuniram nesta terça-feira (16) com a equipe do Ministério do Turismo em Brasília para a 2ª reunião da Câmara Temática para Reformulação do Conselho Nacional de Turismo (CNT). O tema central do encontro foi a proposição de critérios técnicos para entrada de novos membros no CNT.
“A reformulação do CNT é uma demanda antiga dos próprios conselheiros e esta é uma oportunidade que os membros têm para expor suas ideias e elaborarmos uma proposta conjunta para revisão de sua composição e funcionamento, visando o melhor aproveitamento do órgão colegiado”, explicou a coordenadora técnica da Câmara Temática pelo MTur e dirigente da reunião, Lívian Lima.
Dentre algumas propostas debatidas, destacaram-se a forma de avaliação da representatividade nacional das entidades e a vinculação da atuação desses membros às ações previstas no Plano Nacional de Turismo. O grupo técnico também tratou sobre a eliminação de entidades que não estejam cumprindo as normas do CNT, como a ausência de entrega de documentações ou ausência não justificada a quatro reuniões consecutivas ou intercaladas, no período de dois anos.
Agora, o Ministério do Turismo tem até sexta-feira (19) para entregar uma minuta com propostas da Pasta. O material deverá receber outras sugestões dos conselheiros e será entregue novamente ao MTur até 26 de outubro. A próxima reunião do grupo está agendada para o último dia do mês (31).
CÂMARAS TEMÁTICAS
As câmaras temáticas são fóruns de debate compostos por representantes das entidades membros do Conselho Nacional de Turismo, com o objetivo de assessorar tecnicamente o CNT na identificação e discussão de questões fundamentais do setor e propor ações para resolução de problemas e entraves da atividade, necessários à consecução da Política Nacional de Turismo.
As Câmaras não são permanentes e podem ser constituídas de acordo com as demandas do Conselho ou por solicitação do presidente do CNT. Atualmente, estão em funcionamento: Câmara Temática de Marketing e Apoio à Comercialização do Turismo; Câmara de Legislação; Câmara de Qualificação Profissional; Câmara de Reformulação do Conselho Nacional de Turismo; e Câmara de Turismo Responsável.
O Conselho Nacional de Turismo (CNT) é um órgão colegiado com a atribuição de assessorar o Ministro de Estado do Turismo na formulação e na aplicação da Política Nacional de Turismo e dos planos, programas, projetos e atividades dela derivados. Atualmente, o CNT conta com 68 entidades e analisa a entrada de outras 28. Fonte: Agência de Notícias do Turismo.