A rápida expansão das companhias aéreas de baixo custo (LCC, da sigla em inglês) e a introdução da categoria premium economy mudaram drasticamente o panorama de viagens corporativas na Ásia-Pacífico.
De acordo com a Centre for Aviation (Capa), os buyers têm começando lentamente a optar pelas aéreas de baixo custo em viagens curtas e, em alguns casos, longa distância. Um dos motivos é que geralmente essas empresas podem oferecer melhores horários.
A capacidade das low costs na Ásia-Pacífico mais do que quadruplicou na última década e essas empresas irão ofertar aproximadamente 570 milhões de assentos em 2018, superior aos menos de 130 milhões em 2008. A taxa de participação das companhias de baixo custo está próxima de 30% (ante 14% de dez anos atrás).
Em certos mercados de curta distância, as LCCs representam agora a maior parte da capacidade com 55% do total de assentos no Sudeste Asiático e 61% no Sul da Ásia. Vale ressaltar também que essas empresas têm 2,4 mil aeronaves encomendadas, acima das duas mil aeronaves de companhias aéreas de serviço completo, segundo o Capa Fleet Database.
As aéreas de baixo custo também iniciam a penetração em rotas mais longas na região Ásia-Pacífico com Boeing 787, 737 Max e Airbus 320neo. Fonte: Panrotas.