Por Eduardo Bastos
As potencialidades da Bahia na produção de cacau e chocolate e sua conexão com o Turismo são itens para debates durante o Partnership Meeting 2018, evento da Fundação Mundial do Cacau, que acontece nesta quarta (24) e quinta-feira (25), no Hotel Hilton, São Paulo. O Governo da Bahia participa numa ação integrada das secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR), do Turismo (Setur), da Agricultura (Seagri) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
“Neste encontro a Setur vai mostrar como a agricultura e a agricultura familiar estão associadas ao turismo apresentando a Estrada do Chocolate, primeira rota temática da Bahia, nova atração turística da região de Ilhéus, no sul do Estado”, afirma o secretário estadual do Turismo, José Alves.
O encontro, que traz representantes da produção cacaueira de vários países para uma série de palestras e debates em torno do cacau, será seguido de uma visita a campo, em Ilhéus. Entre sexta-feira e domingo, os participantes visitarão fazendas e órgãos como Ceplac e Biofábrica para conhecer todo o processo de produção agrícola, industrial e comercial do fruto na Bahia.
Turismo
O roteiro turístico denominado Estrada do Chocolate possui extensão de 35 quilômetros. Reúne fazendas de cacau, com rico acervo histórico, em meio à Mata Atlântica. O visitante tem oportunidade de acompanhar as etapas da produção do fruto ao chocolate. Os atrativos incluem rios, cachoeiras e áreas de preservação ambiental. Fazem parte deste circuito antigas fazendas (Riachuelo, Provisão, Mocambo, Almada, Renascer, Leão do Ouro, Capela Velha, Rio do Braço, Haras Boa Vista) famosas pela cultura tradicional do cacau.
O Partnership Meeting é a reunião anual da World Cocoa Foundation – WCF (Fundação Mundial do cacau), com a participação dos países produtores e consumidores de cacau. O objetivo é definir ações voltadas para parcerias público-privadas do setor cacaueiro internacional, visando à sustentabilidade da cacauicultura em todo o mundo.