De acordo com o diretor da ProColombia para o Brasil, Alejandro Peláez, cinco fatores foram essenciais para estimular o fluxo de viajantes brasileiros para o destino, que atingiu a marca de 2º maior mercado emissor, superado apenas pelos Estados Unidos, e crescendo média de 18% ao ano.
O primeiro deles foi a chegada de mais frequências aéreas partindo do Brasil em direção a Colômbia, principalmente, aquelas a partir de Fortaleza e Salvador, que incrementaram o número de viajantes do Nordeste para o destino.
“A chegada de voos em novas regiões, permitiu a diversificação das nossas estratégias de promoção, diferentes em cada mercado, e ampliar o fluxo de viajantes do Nordeste. Em 2019, queremos, ao menos, acrescentar duas novas frequências aéreas a partir do Brasil”, destacou Peláez.
O segundo fator, foi o maior posicionamento do país como um destino para eventos e congressos de negócios Mice. O terceiro, a mescla da Colômbia não apenas como um local de praia e sol, mas, também, de extensa cultura.
O quarto é a pulverização dos viajantes para outros pontos de interesse, além de San Andrés e Cartagena, incrementando as visitas em Medellín e na rota cafeeira colombiana (contemplando os estados de Quindío, Caldas e Risaralda).
O quinto e último fator, é o trabalho de promoção do Turismo colombiano junto aos agentes de viagens e operadores do Brasil, realizando roadshows e rodadas de negócios para a criação de novas parcerias.
Até o fim deste ano, a estimativa da Colômbia é de atingir a marca conservadora de 215 mil brasileiros, mas a ausência de um crescimento mais contundente ara este ano tem explicação, segundo Peláez.
“A oscilação do câmbio foi o principal fator para estipularmos essa meta de manter a casa dos 215 mil viajantes do Brasil, além do cenário conturbado devido às eleições, que retraem as visitas”, destacou.
Workshop da Colômbia em São Paulo
Para promover as principais novidades do destino e fomentar ainda mais as viagens, a ProColombia promoveu um workshop em São Paulo, reunindo cerca de 120 agentes de viagens no hotel Renaissance, na quarta (24), além de rodadas de negócios entre os players do turismo e empresários colombianos, na quinta-feira (25).
A partir de parcerias com a Braztoa e o Ministério do Turismo, a ProColombia pretende ainda capacitar empresários colombianos sobre o destino Brasil, uma interação celebrado por Peláez.
“Os agentes são de grande importância pois eles podem vender produtos de valor agregado, e que traz um impacto real para o fluxo de visitantes, e essa troca de informações entre o Brasil e a Colômbia é essencial para aprendermos as boas práticas de todos os pontos da cadeia do Turismo”, apontou o diretor.
Fonte: Brasilturis.