O México recebeu 39,3 milhões de visitantes em 2017, registrando um aumento de 78,7% em chegadas internacionais desde 2012 que fez com que o país pulasse da 15ª para a sexta colocação no ranking de destinos mais visitados no mundo. De acordo com o Conselho de Turismo do México, esse avanço é resultado de um esforço múltiplo para promover a nação globalmente e evidencia a força do Turismo na economia. Hoje em dia, o setor é responsável por 8,7% do PIB nacional, gera 10 milhões de empregos e arrecada US$ 21,3 bilhões com turistas.
“Nosso objetivo no início desta gestão era criar programas que garantissem que o México prosperasse como uma potência turística. Nós relacionamos nosso sucesso acelerado com o aumento da conectividade aérea, o desenvolvimento de novos produtos turísticos, a promoção de mercados de alto potencial e pelos eventos de grande escala no país”, comentou o secretário de Turismo do México, Enrique de la Madrid Cordero.
MAIS CONEXÕES, MAIS CHEGADAS
O compromisso de aprimorar a conectividade aérea levou o México a investimentos no desenvolvimento de parcerias estratégicas com companhias aéreas e hotéis. Como resultado, desde 2012, o país registrou aumentos de 33%, 96% e 127% em chegadas de visitantes da Europa, América do Sul e Ásia, respectivamente.
Nos últimos anos, as rotas nacionais cresceram 41%, enquanto as internacionais aumentaram 28%. No total, mais de 1,5 milhão de assentos foram adicionados aos voos diretos ao país em 2018.
O Brasil é atualmente o sexto mercado mais importante para o México. Durante os primeiros oito meses do ano, 236 mil brasileiros visitaram o país, resultando em um crescimento de 22,9% desde 2014. Em 2012, 62 voos sem escalas ligavam os países mensalmente. No ano passado, o número de conexões subiu para 80.
EXPLORANDO NOVOS DESTINOS
O crescimento constante ao longo dos anos também se deve à diversificação das ofertas turísticas. Cidades como Cancun, Playa del Carmen e toda a região da Riviera Maya já não são os únicos destinos para quem busca belas praias mexicanas. Puerto Vallarta, Riviera Nayarit, Puerto Escondido e Los Cabos estão caindo cada vez mais no gosto dos turistas que desembarcam no país.
Além disso, roteiros que levam em conta a rica cultura e história do México atraem novos turistas ano a ano. Cidades como Oaxaca e San Cristóbal de Las Casas, por exemplo, costumam fazer parte das viagens de mochileiros que se aventuram no país.
GRANDES EVENTOS
O Grande Prêmio de Fórmula 1 retornou ao México em 2015 e rapidamente se tornou um sucesso. Já em 2017, a Liga Nacional de Futebol Americano (NFL) realizou um dos jogos da sua temporada regular na Cidade do México e atraiu 32,4 mil visitantes, sendo cerca de 10 mil internacionais.
Não há maior exibição e celebração da cultura, da história e das pessoas do México do que as tradicionais festividades do Dia de los Muertos, declarado Patrimônio Cultural Imaterial
da Humanidade pela Unesco em 2008. Na capital, o evento gerou US$ 140 milhões em receita e 100% de ocupação hoteleira nos principais bairros turísticos da cidade: Chapultepec-Polanco, Santa Fé, Torre Mayor-Zona Rosa, Aeroporto-Foro Sol, Tlalpan-Taxqueña. Fonte: Panrotas.