Para recepcionar esses visitantes, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) disponibiliza um balcão com profissionais bilíngues prontos para prestar as principais informações sobre a cidade, além de distribuir roteiros históricos, como o passeio pelas igrejas, museus, dicas e mapas do Pelourinho e das principais praias da cidade.
Temporada – Com origem da Espanha e destino a Ilhéus, o MSC Fantasia é o segundo de um grupo de 49 navios que devem desembarcar em Salvador até 21 de abril do próximo ano. O primeiro foi o Aidaura, que atracou no Porto de Salvador, no último dia 25 de outubro, com 1.266 passageiros. Esta temporada apresenta um aumento de 8% no fluxo de visitantes pelo porto marítimo, em relação à temporada anterior.
As 49 embarcações serão responsáveis pela vinda de 163.117 turistas, também chamados de excursionistas, por permanecer apenas algumas horas na cidade. Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco, eles costumam visitar locais próximos ao Terminal Marítimo de Passageiros, como Mercado Modelo, Elevador Lacerda e o Pelourinho.
O próximo navio a atracar, com 3.173 passageiros, será o MSC Orchestra, cuja previsão de chegada é às 11h da próxima quarta-feira (21).
Economia – Segundo a Secult, aproximadamente 85% dos passageiros desta modalidade de viagem descem do navio para visitar a cidade e fazer compras. Estima-se que eles tenham um gasto médio individual de R$ 485 por dia. Na temporada passada, a movimentação econômica chegou a R$ 62,5 milhões no comércio local.