Nesta quinta-feira (22), a companhia aérea Alitalia realizou uma festa para celebrar os resultados de 2018 junto ao trade brasileiro. Isso porque a empresa tem motivos de sobra para comemorar.
Nos últimos 12 meses, a companhia aumentou em 110% o número de voos no Brasil, passando de 10 voos semanais para 21. Só no Rio de Janeiro, a aérea aumentou a frequência de três vezes por semana para voos diários. Em São Paulo, a Alitalia passou a ofertar dois voos diários.
De acordo com o balanço da empresa, de janeiro a outubro de 2018, mais de 250 mil passageiros brasileiros foram transportados, um aumento de 54% em relação ao mesmo período de 2017. Não é à toa que o Brasil é o segundo mercado internacional mais importante para a Alitalia, atrás, apenas, dos Estados Unidos.
“Esse crescimento é um sinal de que nós estamos atentos às oportunidades do Brasil. Ainda há um potencial a ser desenvolvido, mas quando essa capacidade for alcançada, nós vamos, com certeza, olhar para oportunidades de expansão. Por enquanto, queremos fortalecer as operações do Rio e de SP, com foco em aumentar os acordos de codeshare”, explicou Benedetto Poiani, gerente Regional para as Américas da Alitalia.
Parcerias
Só em 2018, a companhia estabeleceu importantes acordos de codeshare, sendo que alguns foram estratégicos para o mercado brasileiro. Há, por exemplo, a parceria com as companhias Avianca, All Nippon Airways e Aerolíneas Argentinas, que aumentou a possibilidade de conexões oferecidas pela empresa italiana.
Além disso, a Alitalia disponibilizou um serviço em conjunto com a Costa Cruzeiro, que viabiliza o transporte de bagagem do aeroporto diretamente para a cabine do navio. A aérea também negocia ofertar o serviço com a MSC. Outra novidade que pode tornar a Alitalia ainda mais estimada entre os brasileiros é a possibilidade de ter comissários de bordo que falem português nos voos.
Na semana passada, a aérea lançou um novo uniforme para seus profissionais e também contratou uma nova empresa para fornecer os alimentos do serviço a bordo.
De olho no corporativo
Durante 10 anos, a Alitalia voltou seus investimentos para o mercado de lazer. Agora, porém, a companhia pretende ampliar seu leque de operação e conquistar novos segmentos.
Foi exatamente por isso que a aérea se dividiu em duas equipes comerciais – uma voltada para as viagens corporativas e outra para as viagens de lazer. Emiliana Limosani é a nova responsável pelo segmento business dentro da Alitalia, no cargo de vice-presidente Global Business Travel & Commercial Partnerships. Já Nicola Bonacchi lidera o segmento de lazer, como vice-presidente de Vendas de Lazer.
A nível brasileiro, o segmento corporativo também é significativo para a Alitalia. “De 20% a 25% dos passageiros brasileiros são business, um número bastante interessante para uma companhia que está localizada em um destino de lazer. A Itália é uma destino de lazer, evidentemente, e, ainda assim, quase um quarto dos nossos passageiros viajam como corporativo”, apontou Carlos Antunes, gerente de Vendas Brasil da Alitalia. Fonte: Panrotas.