Camaçari, na Bahia, planeja ações para se fortalecer como destino turístico

 

Por Nelson Rocha

O Hotel Vila Galé Marés, localizado à beira mar da paradisíaca praia de Guarajuba, um dos principais destinos turísticos do Litoral Norte da Bahia, recebeu na manhã desta quinta-feira, 22, o Primeiro Fórum de Turismo da Costa de Camaçari. Na oportunidade, o prefeito Elinaldo Araújo declarou que várias ações estão sendo planejadas para que “o turismo seja forte em nosso município”.

Praia de Guarajuba, em Camaçari, no Litoral Norte da Bahia, contemplada no último dia 17 com Bandeira Azul. Foto: Divulgação.

A criação da Secretaria de Turismo, com sede em Guarajuba, a primeira praia continental do Norte e Nordeste do país a ser contemplada com Bandeira Azul, envio à Câmara Municipal do Plano Diretor do Turismo e a doação de um terreno para a construção do Centro de Convenções da cidade, são algumas das iniciativas anunciadas pelo líder do executivo local.

“Não fazemos nada sozinho, mas dialogando, em especial com as pessoas que moram e vivem na localidade e sabem da importância do turismo crescer no município e, em especial, nessa região da Costa de Camaçari”, declarou Elinaldo Araujo.

 

O Primeiro Fórum de Turismo da Costa de Camaçari reuniu empresários, microemprededores, profissionais da rede hoteleira e autoridades, no Hotel Vila Galé Marés. Foto: Nelson Rocha/Portal Turismo Total.   

 

Gilvan Souza, futuro secretário de Turismo, adiantou para o Portal Turismo Total que  “a primeira responsabilidade nossa é fazer as pessoas se conscientizarem a ter o sentimento de pertencimento da nossa comunidade, ou seja, não sujar, tratar com respeito, discutir o acolhimento responsável, fazer com que eles tenham consciência que é um fomento econômico, que vivem dali. Se eu não conseguir conscientizar, fazer o consenso dessas pessoas, a gente não fará um grande negócio, uma grande mudança do turismo em Camaçari”.

 

Novo point do turismo no Brasil

” O potencial turístico de Camaçari é muito grande. Por isso, nós já começamos a dar uma identidade à Costa de Camaçari. Não temos dúvidas que este será o maior destino turístico do país nos últimos tempos, isto com todo o trabalho que vamos fazer de novos equipamentos, de manutenção dos existentes, de criação de novos produtos, de reconhecimento do que cada localidade tem para oferecer. Através deste trabalho, nós não temos nenhuma dúvida que a Costa de Camaçari será o novo point do turismo no Brasil”, ressaltou Lúcia Bichara, futura subsecretária de turismo do município.

Para Paulo Gaudenzi, ex-secretário estadual de Cultura e Turismo e ex-presidente da Bahiatursa, que em sua palestra mostrou o “Turismo como vetor de desenvolvimento”, e pontuou ações que podem ser efetivadas pelo município para incrementar o setor e, consequentemente, melhorar a geração de emprego e renda.

“ A Costa de Camaçari é uma das relíquias que a Bahia tem do ponto de vista do turismo. Essa concepção nova, essa prioridade que o prefeito está dando, inclusive ele diz que quer ser conhecido como o prefeito que alavancou o turismo em Camaçari, isso  é  fundamental para quem trabalha na atividade turística e para os empresários que querem e poderão investir no destino”, enfatizou.

Após as palestras, Paulo Gaudenzi, o prefeito Elinaldo Araujo e Gilvan Souza, participaram do programa de turismo da apresentadora Heloísa Braga, levado ao ar através das rádios Excelsior de Salvador e Super FM de São Paulo. Foto: Nelson Rocha/Portal Turismo Total

 

O admirável mundo da inteligência 4.0, considerada na indústria como a quarta revolução no setor, também está chegando ao turismo. O especialista Christiano Penna falou sobre o tema, que estabelece novos parâmetros do turismo e trata das inovações tecnológicas como suporte de comunicação entre o fornecedor e consumidor.

Como 17% dos que iniciam viagens estão interessadas em atividades relacionadas à culinária dos lugares que visitam, o Primeiro Fórum de Turismo da Costa de Camaçari também teve como palestrante o chef Josenilton Santos, que abordou o tema “Gastronomia e Cultura como atrativo turístico”.

Cerca de 100 pessoas, dentre elas microempreendedores e profissionais da rede hoteleira, participaram do evento, gratuito, promovido pelo Conselho Municipal de Turismo de Camaçari (Comtur), com o apoio da Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), do Sebrae, Senac e Vila Galé.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *