Em meio ao oceano Atlântico, a Ilha da Madeira (foto) é um destino de cenários impressionantes e atrações imperdíveis, principalmente no quesito natureza. Entre jardins repletos de plantas exóticas, uma floresta que só existe nas ilhas desta região do planeta e mirantes com vistas fabulosas para o mar, um tesouro se destaca: a Fajã dos Padres.
Este pequeno paraíso na costa sul do destino português fica a apenas 15 quilômetros da capital Funchal, mas há um detalhe: como todo tesouro, ele está bem escondido. Este pequeno oásis só é acessível por mar ou por um teleférico, o que significa que o passeio já começa com uma vista inesquecível.
Já no teleférico, você entenderá o que torna este um lugar tão especial. Uma fajã nada mais é que uma pequena extensão de terra à beira-mar e junto de uma rocha. Por ter pertencido aos jesuítas por mais de 150 anos, ficou com os padres no nome.
Neste incrível refúgio da natureza, há um pouco de tudo, começando por uma bela praia de cascalho com espreguiçadeiras e guarda-sóis, além de fácil acesso ao mar de águas transparentes e de temperatura amena o ano todo. A vida marinha é muito rica nesta região, e vale a pena praticar mergulho ou fazer snokerling.
Para os mais aventureiros, há também a possibilidade de fazer canyoning, um esporte que consiste em descer rios de montanha usando técnicas de rapel, slide, nado e escalada.
Para deixar o passeio ainda melhor, a Fajã dos Padres tem um delicioso restaurante de culinária regional, em que se destacam os pratos com peixes frescos. Os vegetais utilizados são cultivados na horta biológica do local, e o vinho também é uma produção própria.
Para quem quer explorar o máximo que pode da Ilha da Madeira, é possível conhecer a Fajã dos Padres em um passeio de um dia. Mas aqueles que buscam férias mais relaxantes e exclusivas podem até mesmo se hospedar neste pequeno refúgio madeirense, já que suas antigas edificações, que um dia serviram como residência para jesuítas e colonos, foram reabilitadas e hoje recebem hóspedes, que podem imergir completamente neste ambiente único do destino. Fonte: Jornal de Turismo