Essa preocupação com o meio ambiente está presente em Jericoacoara desde 2014, quando a agência Samba, e os idealizadores do Je Suis Jeri – os empresários Julio Perinetto e Joca Guarim trouxeram a ideia de manter intacto a natureza exuberante do local.
Sem consumir nenhum recurso natural da cidade e garantindo a correta destinação de 100% dos resíduos, o Réveillon de Jericoacoara terá o patrocínio master da grife John John Denin e a produção do evento executada pela agência Samba Marketing Ao Vivo. O John John Rocks Jeri 2019 deixará ainda um legado importante para a região, gerando emprego para cerca de 600 profissionais.
Natureza exuberante
“Nossa preocupação é cuidar de Jericoacoara para que as características paradisíacas do balneário permaneçam intactas. Queremos proporcionar experiências únicas ao público, sem esquecer que o atrativo principal de Jeri é – e continuará sendo – sua natureza exuberante”, conta Maurício Marques, diretor geral da Samba. A agência é responsável pela produção do réveillon junto com os idealizadores do Je Suis Jeri – os empresários Julio Perinetto e Joca Guarim, que realizaram as três primeiras edições da festa. Desde 2014, eles atuam na comunidade local apoiando a preservação do meio ambiente e a gestão de resíduos da região e contribuindo com a Cooperativa de Catadores de Jericoacoara.
Usina
A usina de reciclagem mantida pela cooperativa receberá, em poucas horas após cada uma das seis festas que compõem o Réveillon, todo o lixo já separado e encaminhado para compactação. Para isso, uma pequena parte da usina será montada na Arena John John. A estrutura terá uma mesa para a separação dos dejetos, embalagens apropriadas para o armazenamento do lixo e equipamento de segurança para todos os cerca de 50 profissionais que trabalharão na captação, separação e encaminhamento dos resíduos. Todo o processo de reciclagem, praticado desde 2014, seguirá as melhores práticas recomendadas na gestão de resíduos.
Conscientização
O John John Rocks Jeri 2019 também quer promover uma campanha de conscientização sobre um dos principais problemas ambientais que afeta as praias do país: o descarte inadequado de plástico. O evento não vai distribuir canudos plásticos durante os dias de festas e promoverá o desafio “Chega de Canudos Plásticos”, que foi lançado nas redes sociais de artistas e influenciadores, com participação de nomes como Ivete Sangalo, Anitta e a influencer Gabriela Pugliesi. O evento também apoia e divulgará as iniciativas da associação “Eu Amo Jeri”, encabeçada por empresários locais, e o movimento “Abrace Jeri” liderado pela Secretaria de Turismo e Meio Ambiente da cidade e a comunidade local.
Toda a programação da semana de ano novo está sendo desenvolvida em conjunto com os órgãos de fiscalização responsáveis, visando minimizar os impactos negativos e proporcionando um legado positivo para o meio ambiente e a comunidade local. Fonte: Diário do Turismo; Fotos: Beto Melão.