A procura por viagens aéreas dentro do Brasil registrou alta de 5,7% em novembro, se comparado com o mesmo período do ano passado. A oferta também seguiu em crescimento, com um aumento de 4,1%, o 2º maior nível para o mês – abaixo apenas para novembro de 2014. Os dados são da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e referentes a consolidação das estatísticas da Avianca Brasil, Azul, Gol e Latam.
Ao todo, foram 7,8 milhões de viagens domésticas realizadas em novembro, um total 4,98% superior ao do ano passado. A Gol segue na liderança do mercado nacional, com 35,8% de share, seguido por Latam (33,1%), Azul (18,9%) e Avianca (12,7%). Juntas, as quatro empresas contemplam mais de 99% do mercado doméstico.
ACUMULADO DO ANO NO DOMÉSTICO
De janeiro a novembro deste ano, na comparação com igual intervalo de 2017, a demanda aérea doméstica cresceu 4,47%, para uma oferta ampliada em 4,88%. O fator de aproveitamento do ano é de 81,10%, com pequena piora de 0,31 ponto percentual. Os passageiros transportados no período somam 84,5 milhões (crescimento de 3,58%, o que representa 2,9 milhões de pessoas a mais do que no ano passado).
MERCADO INTERNACIONAL
Os resultados do transporte internacional das associadas Abear também são positivos e, segundo a associação, as melhores vistas em um mês de novembro em valores absolutos. As empresas registraram crescimento de 19,32% na demanda, de 20,66% na oferta e de 9,17% no volume de passageiros transportados. O fator de aproveitamento foi de 81,51%, com recuo de 0,91 ponto percentual em um ano.
Foram 748 mil viajantes transportados no mês nas rotas que ligam o Brasil e o Exterior.
Nesse cenário quem lidera é a Latam, com 68,2% de participação do mercado internacional. Empatadas no segundo lugar estão Azul e Gol, com 11,9% e 11,7%. A Avianca Brasil aparece com 8%.