A ocupação hoteleira em todo o Brasil pode chegar a 85% na virada para 2019, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). Em áreas mais populares como Rio de Janeiro, Balneário Camboriú e Florianópolis (SC), gira em torno de 90%.
Em destaque, a taxa média na cidade do Rio de Janeiro já atingiu os 85%, número superior aos registrados em 2017. A maior demanda se concentra nas regiões do Flamengo, com 91%, seguido por Ipanema e Leblon, com 89%. Já a Barra da Tijuca registra 87% de quartos reservados e, pela primeira vez, tem procura maior que Copacabana, com 85% dos quartos vendidos até o momento.
EM ALTA
O Rio de Janeiro é o destino mais buscado pelos viajantes brasileiros para o Réveillon, segundo levantamento do buscador Kayak. A cidade, que no ano passado ocupava a terceira posição, assumiu a liderança e ultrapassou destinos como Miami (6º) e Orlando (11º), nos Estados Unidos.
Outras cidades brasileiras também ganharam destaque, como Fortaleza, Salvador, Recife e São Paulo. Já destinos como Paris, na França, Nova York, nos Estados Unidos, e Santiago, no Chile, que estavam na lista do ano passado, não aparecem na lista deste ano.
Para o site, a alta do dólar foi uma das principais responsáveis pelo destaque conquistado pelos destinos nacionais. Além disso, a quantidade de feriados prolongados é apontada como outro fator.