Por Marina Marcondes
A Lapa, bairro mais boêmio da capital fluminense, acaba de ganhar mais uma atração. Com os famosos arcos ao fundo, a escultura “Rio Lapa”, de dois metros de altura, fica na Praça Cardeal Câmara, coração da região.
A ação é parte de um plano de valorização do Rio Antigo como destino turístico e cultural não apenas no período noturno, mas com oferta de ampla programação diurna.
“A peça é apenas um primeiro passo. Realizaremos encontros com artistas, guias de Turismo, empresários, moradores e órgãos públicos para entender quais as principais demandas e assim elaborar um plano estratégico para reaquecer o bairro”, explica o idealizador do projeto e antigo subsecretário na Secretaria de Estado de Cultura, Léo Feijó.
Na cerimônia de inauguração da peça, realizada na manhã desta quinta-feira (10), representantes de órgãos públicos municipais e estaduais marcaram presença. O diretor da Riotur, Maurício Werner, garantiu a instalação, em breve, de um posto de informação turística próximo ao mobiliário.
A ação foi patrocinada por órgãos públicos (Secretaria de Estado de Cultura, Superintendência do Centro/Prefeitura e Instituto Rio Patrimônio da Humanidade), pelo Polo Novo Rio Antigo e pela Antarctica (Ambev).
*Fonte: Panrotas