De olho nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, e na promoção do Turismo local, o Japão começou a cobrar uma taxa de mil ienes (cerca de R$ 35) de cada pessoa que viaja para fora do país, tanto pelo ar como pelo mar. A cobrança será feita dentro do bilhete comprado pelo viajante, com exceção de menores de dois anos de idade e de quem chegou e saiu do país em menos de 24 horas.
Para 2019, o governo espera arrecadar até 50 bilhões de ienes (cerca de R$ 17 milhões) com a nova taxa, que será utilizada para aprimorar os serviços turísticos nacionais, as informações sobre os atrativos do território e a promoção de áreas internacionalmente menos conhecidas que oferecem condições culturais ou naturais consideradas únicas.
Sistemas de segurança em portos e aeroportos também serão reestruturados, o que promete agilizar os processos imigratórios para quem chega ao país. Parques nacionais e museus, por exemplo, receberão comunicação para atender às diferentes línguas faladas pelos turistas que visitam a Terra do Sol Nascente.
Atualmente, o Japão recebe mais de 30 milhões de visitantes internacionais por ano, porém, a expectativa é que tal número ultrapasse a casa dos 40 milhões a partir de 2020. Fonte: Panrotas.