A Infraero divulgou o relatório final da Operação Fim de Ano, destinada a administrar a demanda por aeronaves durante a alta temporada – entre 17 de dezembro de 2018 e 6 de janeiro de 2019 -. O documento traz os percentuais de atrasos de voos durante o período, assim como os índices de Satisfação Geral dos clientes que utilizaram os serviços.
Os dados foram levantados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e por operadores aeroportuários.
Encabeçando a lista de terminais mais pontuais está o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que teve o maior percentual de pontualidades durante a operação, com 91,62% de chegadas e partidas no horário programado.
O terminal é administrado diretamente pela Infraero e se posiciona no relatório como um dos melhores no índice de Satisfação Geral do Passageiro, com a nota 4,43 em uma escala de um a cinco. A média nacional foi de 4,39. O desempenho geral dos 13 terminais administrados pela Infraero foi de 88,4% de pontualidade.
Segundo o superintendente do Aeroporto de Congonhas, Antônio Filipe Barcellos, este foi um “resultado expressivo do comprometimento e da participação de todos os profissionais que atuam para que o movimento de passageiros e aeronaves flua cada dia melhor”. Fonte: Panrotas.
Veja quais foram os aeroportos mais bem-avaliados do relatório:
Aeroporto | Percentual de atrasos em partidas e chegadas |
---|---|
Congonhas | 8,38% |
Curitiba | 8,79% |
Santos Dumont | 8,89% |
Brasília | 9,61% |
Manaus | 10,76% |
Confins | 11,52% |
Recife | 12,24% |
Galeão | 12,40% |
Guarulhos | 13,65% |
Salvador | 22,57% |
*Levantamento não inclui dados referentes aos terminais aéreos Fortaleza, Campinas e Porto Alegre
Aeroporto | Índice de satisfação geral do passageiro |
---|---|
Campinas | 4,85 |
Curitiba | 4,74 |
Confins | 4,67 |
Manaus | 4,55 |
Santos Dumont | 4,51 |
Brasília | 4,49 |
Congonhas | 4,43 |
Galeão | 4,39 |
Recife | 4,38 |
Guarulhos | 4,37 |