Som feminino, som pra dançar, som autoral-suingado, som empoderado para encher as pistas de dança da Cidade. Assim é o espetáculo Preta Brasileira que agrega ritmos afro-brasileiros, sons da diáspora e o samba pop de Juliana Ribeiro à artistas consagradas como Elza Soares, Preta Gil, Clementina de Jesus, Leci Brandão entre outras. Será a primeira vez que Juliana tocará Ukulele, instrumento havaiano que vem treinando desde ano passado para estrear neste show. Música, dança e poesia, as várias formas de expressão feminina num espetáculo multi-artístico. O show que já passou por diversos palcos do Brasil e do mundo como o Clef Club of Jazz na Philadélfia –EUA (2018), Parque da Cidade de Salvador (2015), Teatro Vila Velha(2016), teatros das Caixas Culturais de Brasília, Curitiba e Pernambuco(2018),Teatro João Gilberto em Juazeiro (2016), Feira Literária de Cachoeira (FLICA), Caravana Disney /ESPN no Rio de Janeiro(2016), Praças do Pelourinho(2015), reestréia agora na Varanda do SESI Rio Vermelho, dias 24/01 14/02 , 21/02 e 09/03, sempre as 21:30H.
A pesquisa focada nas matrizes do samba permanece norteando o trabalho de Juliana Ribeiro. Desta vez, ela traz para o palco ritmos ancestrais como vissungo (dialeto ainda falado no sudeste brasileiro),o côco de roda, o jongo e o maracatu pernambucano. Uma homenagem a “Mulher do Fim do Mundo”, Elza Soares marca este espetáculo através da canção “Maria da Vila Matilde” que aborda o empoderamento feminino através da ligação para o tel. ‘180’, num arranjo de “arrocha”. Para este espetáculo Juliana estará acompanhada de Marcos Bezerra no violão/direção musical, Vinicius Freitas no sax/flauta, Fabrício Cyem no baixo e a baterista Lorena Martins groovando a base rítmica. As percussões serão assumidas por Juliana Ribeiro em momentos especiais do show.
No repertório um presente de Gerônimo Santana para Juliana; o Ijexá inédito “ Bela Oxum”. Em destaque uma nova roupagem para um clássico nacional: “Carcará” (João do Valle e José Cândido, 1964), que ganha textura arrojada, trazendo um discurso reflexivo da artista contra a prostituição infantil no nordeste brasileiro. Além da própria “Preta Brasileira” de autoria da cantora, uma versão de I’m Still in Love, um ska dos anos 1960 arranjado para ukulele, prometem trazer o público para a pista de dança. As convidadas especiais desta edição serão Iracema Killiane, vocalista do Ilê Aiyê, e o Brechó “Caixeiras Viajantes”, onde o público poderá comprar, trocar e até montar seu look na hora do show. A temporada acontece as quintas: 24/01 , 14/02 , 21/02 , sempre as 21:30H na Varanda do SESI Rio Vermelho, e encerra dia 09/03, numa edição comemorativa ao Dia Internacional da Mulher.
Mais sobre Preta Brasileira
A canção “Preta Brasileira”, nasceu depois do convite do cineasta americano Spike Lee para a participação da artista no filme “ Go Go Brazil”. Após as filmagens, Juliana ficou muito impressionada com a abordagem do diretor e a composição veio num sonho. Do mundo onírico para o mundo real, a letra aborda a miscigenação racial e as inúmeras denominações – muitas vezes racistas- para os tons de pele do brasileiro. A letra é irreverente e fala da mulher negra contemporânea, inspirada na própria vivência da compositora. “A ideia é abordar temas cotidianos como as cantadas machistas, as piadas racistas passadas pelas mulheres, sem perder o jogo de cintura. A Preta Brasileira é aquela mulher que trabalha, é mãe, dona de casa, sustenta a família e no final do dia ainda tem fôlego e humor para curtir a balada com as amigas!”, reflete Juliana.
Mais Juliana
Juliana Ribeiro é uma artista expoente no cenário da música brasileira. Dona de uma aplaudida performance de palco, verve interpretativa surpreendente e bela voz, Juliana também surpreende quando faz da música um veículo de divulgação da pesquisa como historiadora e mestre em Cultura e Sociedade, que desnuda as origens do samba. Por ela, a origem do samba é narrada através da própria música. Juliana apresenta um repertório que engloba três séculos de canção, (XIX à XXI) contando a história do samba através de ritmos diversos como o Lundu, o Jongo, o Maxixe, os Sembas Angolanos, o Batuque e os Sambas-de-Roda.
A carreira solo, iniciada em 2007, é marcada por apresentações em grandes palcos: Teatro Castro Alves, Concha Acústica, Teatro SESC , SESI, Gamboa Nova, Livraria Cultura – Eva Herz, Teatro IRDEB, Parque da Cidade, Largos e Praças do Pelourinho, Música no Porto,Bloco Afro Ilê Aiyê, trios elétricos Amor e Paixão, Soweto e Parada Gay de Salvador. Já dividiu palco com grandes nomes da MPB como Jair Rodrigues, Riachão, Rosa Passos, Nelson Rufino, Paula Lima, Sandra de Sá, Edil Pacheco,Jussara Silveira,Roberto Mendes, Tereza Cristina, Leci Brandão, Jota Veloso, Dudú Nobre,Neguinho da Beija-Flor, Ivan Lins entre outros.
O que? Show Preta Brasileira
Quando?Dias 24/01 14/02 21/02 e 09/03
Onde? Varanda do SESI Rio Vermelho
Convidadas? Iracema Killiane (Ilê Aiyê), Brechó Caixeiras Viajantes e convidad@ surpresa
Couvert? R$ 30,00 ( em espécie)
Contato: 3616- 7064