A Rússia foi em 2018 o emissor turístico com aumento mais forte de turistas a viajarem, com uma subida em 15,6%, de acordo com os dados preliminares divulgados esta semana pela Organização Mundial do Turismo (OMT).
A informação da agência das Nações Unidas para o Turismo realça que houve aumentos de turistas de todos os dez maiores emissores mundiais, com subidas a dois dígitos de dois deles, a Rússia, em 15,6%, e França, que é um dos principais emissores para Portugal, em 10,3%.
Para a China, maior emissor mundial em número de viajantes a OMT aponta um aumento de turistas a viajarem para fora do país em 2018 em 3,9%, aquém do aumento do nº2 mundial, os Estados Unidos, com +7,2%, mas melhor que os nº 3 mundial e 2º maior para Portugal, a Alemanha, com +0,6%, bem como que o 4º mundial e maior para Portugal, o Reino Unido, com +3,5%.
A OMT aponta França como o 5º maior emissor mundial, e que teve o segundo aumento mais forte de turistas a viajarem para fora do país do ano de 2018, em 10,3%, seguindo-se Austrália e Canadá, com aumentos respectivamente em 8,8% e 4%.
A Rússia, a que a OMT atribui o outgoing com o crescimento mais forte em 2018, em 15,6%, é o 8º maior emissor mundial, seguindo-se Coreia do Sul e Itália, com aumentos dos turistas no mundo em 5,7% e em 2,9%, respectivamente.
Fonte: PressTur