O ecoturismo no Mato Grosso Sul é destaque no prêmio de sustentabilidade do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). Os indicados como finalistas são: flutuação no Rio da Prata, flutuação com mergulho na Lagoa Misteriosa e trilha com cachoeira na Estância Mimosa.
Ademais, os produtos turísticos de natureza e aventura estão localizados em Jardim, Bonito e Bodoquena. A região é um dos principais polos brasileiros de ecoturismo. Isso devido à rara beleza natural de rios cristalinos, cachoeiras, grutas, matas, fauna e flora. Portanto, os atrativos juntos recebem cerca de 50 mil visitantes por ano. Além disso, a média diária de visitação varia entre 120 e 150 turistas, de acordo com a capacidade de cada atrativo.
“Os atrativos naturais alavancam o desenvolvimento regional, valorizando produtos locais como artesanato e culinária. Gerando emprego e renda, além de promover a educação ambiental. Este exemplo é a prova de que quando turismo e preservação caminham juntos os resultados são extremamente positivos para o país”, parabenizou o ministro, Marcelo Álvaro Antônio.
Os finalistas
Os passeios, aliás, são resultado de um projeto familiar que colocou em prática a capacidade de empreender e inovar. O propósito é de criar um modelo de ecoturismo organizado com visitação limitada, focado em qualidade e segurança.
“Estamos extremamente honrados com a distinção internacional. Só estamos entre os finalistas devido ao trabalho de longo prazo que desenvolvemos com nossa equipe, parceiros e trade turísticos. Buscando, sempre, a qualidade, sustentabilidade e desenvolvimento regional”, afirma a diretora de sustentabilidade da empresa, Luiza Coelho.
A premiação
Os vencedores do Prêmio Tourism for Tomorrow 2019 serão anunciados durante a cerimônia de premiação na 19ª Cúpula Mundial do WTTC. O evento ocorrerá em Sevilha, na Espanha, de 2 a 4 de abril.
O Grupo Rio da Prata concorre ao lado do Masungi Georeserve, nas Filipinas, e do St. Kitts Sustainable Destination Council, na Ilha de São Cristóvão, no Mar do Caribe. Todos foram reconhecidos como organizações que lideram e ajudam no desenvolvimento sustentável do destino. Além disso, beneficiam seus moradores e visitantes.
Fonte: Brasilturis