Por Nelson Rocha
A promoção do potencial turístico da Bahia será uma atribuição exclusiva da Secretaria de Turismo do estado (Setur) e não mais da Bahiatursa, como ocorria nas últimas gestões. A novidade foi anunciada ontem, 14, no Monte Pascoal Praia Hotel de Salvador, pelo novo secretário de Turismo Fausto Franco, na primeira reunião com representantes do Conselho Baiano de Turismo (CBTur), associação que reúne todas entidades representativas do trade turístico.
O anúncio foi recebido com aprovação por parte dos integrantes do CBTur, que agora apostam numa melhor divulgação do destino Bahia no país e exterior.
Sobre o encontro, Fausto Franco declarou, com exclusividade para o Portal Turismo Total, considerar “muito importante” o diálogo, para entender as demandas do setor.
“Entendo que todos têm uma experiência absurda, respiram turismo o tempo inteiro, querem o bem do turismo da Bahia. Então porque não os ouvir logo, não abraçar as causas, entender as demandas, para que a gente possa seguir juntos. Ninguém faz nada sozinho”.
Descontraído e demonstrando que estará atento à todas solicitações da associação, Fausto Franco disse acreditar muito no diálogo e nas parcerias que pretende incrementar nas relações com o trade. “Juntos seremos mais fortes”, pontuou.
O secretário de Turismo da Bahia enfatizou, na oportunidade, acreditar muito no crescimento do ecoturismo no estado, destacando o potencial da Chapada Diamantina, região das mais procuradas por turistas do mundo todo, e revelou ter uma paixão pelo turismo náutico.
“A gente tem a maior baía do Brasil, temos vários projetos com o Prodetur para preparar melhor a Baía de Todos-os-Santos pra receber, com mais dignidade, não só os turistas, mas o baiano também que quer curtir este nosso mar, mas que às vezes não vai porque não tem estrutura náutica pra isto. Então, esse é o caminho que eu acho que vai impactar muito na nossa economia”.
O presidente do Conselho Baiano de Turismo, Roberto Duran, também presidente do Salvador Destination, considerou o encontro “excelente”.
“ O secretário que acaba de assumir a pasta, veio ouvir as lideranças do mercado de turismo, de forma muita tranquila e de forma muita aberta, e a gente espera que ele realmente conduza o seu procedimento, conseguindo convencer ou não o seu governante, da importância do nosso segmento com um bom planejamento, uma boa concepção para que a gente realmente, a médio e longo prazo, consiga retomar o que já foi o nosso turismo da Bahia”. A reunião foi encerrada com coquetel.