Por Yuri Abreu
Empossado há pouco mais de 15 dias, o novo secretário estadual de turismo, Fausto Franco, vem demonstrando grande entusiasmo em colocar a Bahia novamente forte nos cenários nacional e mundial quando o assunto é o segmento. De acordo com dados da própria Setur, até o final do verão, em março, cerca de seis milhões de turistas devem passar pelo estado nas 13 zonas turísticas. “Mas a ideia é a de tornar a Bahia atraente não apenas quatro meses por ano. Por isso, faremos campanhas para chamar o turista”, pontuou o gestor.
Na tarde de ontem, em visita de cortesia a sede do jornal Tribuna da Bahia, ele foi recebido pelo presidente da publicação, Walter Pinheiro, pelo vice, Marcelo Sacramento, e pelo Diretor de redação do periódico, Paulo Sampaio. Ainda se adaptando a nova rotina, Franco, que também é empresário, afirmou que este é um “grande desafio”, mas que está disposto a colocar a Bahia “no lugar que ela merece”.
De acordo com ele, é preciso aproveitar o bom momento pelo qual o estado passa para que o turismo aqui possa alçar voos mais altos, principalmente por conta da propaganda que foi gerada pela novela Segundo Sol, da TV Globo, além das crises pelas quais os estados do Rio de Janeiro e Ceará vêm passando recentemente. Um desses passos é a promoção do site Bahia.com, atualmente desativado, em parceria com a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom).
Outras ações giram em torno de investimentos Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR), em 18 municípios da Baía de Todos-os-Santos, o incentivo a abertura de museus aos domingos, a atração de novos voos para localidades como Porto Seguro, no sul da Bahia e a descentralização da atividade turística pelo estado, citando regiões como Chapada Diamantina, Paulo Afonso (que fica no nordeste da Bahia) e Juazeiro (no norte do estado).
Porém, um dos principais focos será no chamado turismo náutico, com a promoção de atividades voltadas para o setor. Em 2020, a capital baiana deve receber o Campeonato Mundial de Vela, o que pode deixar Salvador ainda mais em evidência mundo a fora. “Precisamos ver o turismo como algo transformador e não apenas emergencial. A Bahia é um estado importante. Por isso, de agora em diante, a Setur é quem fará a promoção do estado nas feiras”, definiu Fausto Franco.
Na última quarta-feira, ele esteve em Brasília, onde se reuniu com o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. Ontem, ele fez um breve balanço do encontro. Um dos principais destaques será a não necessidade de visto, de quatro diferentes países, entre eles a Austrália, de cidadãos que vierem visitar o nosso país futuramente. “Ele nos garantiu que não haverá diferenças políticas e que os projetos apresentados vão andar. O Ministro também disse que viria na quinta-feira de carnaval”, comentou.
CENTRO DE CONVENÇÕES
Durante o encontro, ele também falou sobre um tema recorrente dentro do trade turístico: o Centro de Convenções. Segundo o secretário de turismo, o Estado deve definir o novo local do equipamento entre 60 e 90 dias. De acordo com Franco, o Governador Rui Costa ainda mantém a preferência pela construção da edificação na Cidade Baixa, na área onde atualmente funciona a sede dos Fuzileiros Navais, no Comércio. Contudo, outras duas opções estão em vista caso a primeira não tenha êxito: Instituto do Cacau e o Moinho da Bahia, na mesma região. Fonte: Tribuna da Bahia.