Entre 11 segmentos do setor de franquias, o de hotelaria e Turismo apresentou o segundo melhor desempenho em 2018, com faturamento 12,3% maior que o ano anterior e 8,1% de alta em número de lojas. O setor de entretenimento e lazer ficou à frente por pequena diferença, com 12,7% de alta na receita, mas cresceu menos em número de unidades com 6,9%. As informações foram divulgadas pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), considerando as marcas associadas.
Esse crescimento é explicado pelo reaquecimento do Turismo no mercado interno, principalmente no quarto trimestre do ano, e uso intensivo de canais digitais, segundo a ABF. Em destaque no ranking, a CVC foi a oitava maior marca de franquias do Brasil no ano passado, somando 1.279 unidades.
De maneira geral, o desempenho do franchising brasileiro em 2018 indicou aumento na receita de todos os 11 segmentos identificados pela associação. Os números mostram que o faturamento teve crescimento nominal de 7,1% e a receita total do mercado de franquias saltou de R$ 163,319 bilhões para R$ 174,843 bilhões no período. Fonte: Panrotas.