Por Ana Paula Cabral
Profissionais que vão trabalhar no receptivo especial a turistas no período do Carnaval participam de treinamento nesta terça e quarta-feira (26 e 27), no Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória, para conhecer o projeto Guias e Monitores. Com intuito de oferecer informações turísticas de qualidade, a ação da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) será realizada em Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Praia do Forte, a partir da próxima quinta-feira (28).
Durante a abertura do treinamento, o secretário Fausto Franco (foto) destacou a importância do trabalho dos guias e monitores. “No contato com os turistas vocês serão embaixadores da Bahia a mostrar a boa vontade do nosso povo em receber bem os visitantes. Essa postura cativa o visitante e fortalece o turismo, com a oferta de serviços e geração de emprego e renda”.
O subsecretário Benedito Braga falou sobre a importância do profissionalismo e compromisso dos guias e monitores com o bom atendimento. “A hospitalidade é uma das características do povo baiano, mas deve somar-se a um serviço de informações precisas e de qualidade. Desta forma, ajudamos o turista a viver experiências positivas no Carnaval da Bahia”, disse.
Além de receber informações operacionais sobre o projeto, realizado pela Setur desde 2008, os mais de 200 profissionais contratados participam de palestras sobre postura profissional, esquema de segurança do Governo no Carnaval, serviços de proteção ao turista e combate à violência contra crianças e adolescentes, dentre outros temas.
O treinamento é oferecido em parceria com as secretarias de Políticas para as Mulheres (SPM) e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Ouvidoria Geral do Estado, Polícia Militar e Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur).
Participaram do curso o comandante do Batalhão Especializado de Polícia Turística da Bahia (Beptur), Henrique Melo, que falou sobre a atuação do batalhão, e a presidente do Sindicato dos Guias de Turismo da Bahia (Singtur).
Operação
Na capital, os atendimentos serão realizados nos portões de entrada (aeroporto, estação rodoviária, porto, terminal náutico e ferry-boat), nos três circuitos do Carnaval (Dodô, Osmar e Batatinha), pontos turísticos e hotéis. Quatro postos provisórios do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) serão montados na Praça Municipal, Campo Grande, Barra e Ondina.
Os atendimentos serão realizados por profissionais qualificados em português e outros 10 idiomas (inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, grego, japonês, holandês, mandarim e russo), além da Língua Brasileira de Sinais (Libras).