Por Karina Cedeño
RECIFE – Teve início oficialmente na quarta-feira, 27, o carnaval de Pernambuco. Os festejos de abertura contaram com a chegada de 25 bonecos gigantes de Olinda, que homenagearam o centenário de Zé Pereira, boneco gigante mais antigo do Brasil.
“A ideia era celebrar este centenário tão especial do primeiro boneco gigante do País. Zé Pereira é um patrimônio do carnaval pernambucano, serviu de inspiração para todos os bonecos famosos que fazem a folia em Olinda e no Recife, então nada mais justo do que promovermos esta ação. Estamos muito felizes em abrir o calendário de eventos do Turismo no Estado com uma homenagem tão bonita”, destaca o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.
Zé Pereira e Vitalina vieram de catamarã até o ancoradouro do Cais do Sertão, especialmente decorado para a data. No local, 15 dançarinos, 25 bonecos gigantes de várias agremiações e os célebres personagens do carnaval no interior esperavam os gigantes, ao som de orquestra de frevo.
Uma rápida encenação destacando um pouco da origem e características de cada um dos tipos do carnaval pernambucano (caipora, caboclo de lança, boi, entre outros) foi apresentada, sob o comando do mestre de cerimônia Toinho Alves, diretor do Cais do Sertão, em palco montado no hall central do museu. Após as apresentações musicais, o público seguiu os bonecos pelas ruas do Recife.
O carnaval pernambucano espera superar este ano a marca de 1.707.879 foliões, número registrado no ano passado. Fonte: PANROTAS.