Reino Unido garante ligações aéreas com a UE mesmo sem acordo para o Brexit

O Ministério britânico dos Transportes garantiu ontem, 7, continuidade dos voos entre o Reino Unido e a União Europeia (UE) na eventualidade, cada vez mais provável, de um ‘Brexit’ sem acordo.

O Reino Unido assegurará o direito de acesso ao país às companhias de aviação comunitárias até Março de 2020, numa resposta à oferta feita em Fevereiro pela Comissão Europeia (CE) às companhias aéreas britânicas, indicaram fontes oficiais.

O próximo dia 29 de Março é a data definida para a saída do Reino Unido do bloco europeu, mas existe uma grande incerteza sobre os termos em que irá ocorrer, porque o acordo negociado entre Londres e Bruxelas foi rejeitado pelo Parlamento britânico.

Espera-se que na próxima terça-feira, 12 de Março, o Governo da primeira-ministra Theresa May submeta à Câmara dos Comuns novamente o acordo, possivelmente com algum apêndice – para evitar uma fronteira entre as duas Irlandas -, para que o documento passe finalmente pelos trâmites parlamentares.

O ministro britânico dos Transportes, Chris Grayling, afirmou que o objectivo do seu Governo é proporcionar “certeza e garantia” ao sector aéreo e aos consumidores, “minimizando a possibilidade de transtornos” nas ligações aéreas.

Cerca de 164 milhões de passageiros viajam anualmente entre o Reino Unido e a UE, pelo que estas medidas ajudarão os passageiros a reservar voos, independentemente do Brexit que ocorrer, de acordo com o Ministério.

Negociado entre Londres e Bruxelas, o tratado estabelece um período de transição até ao final de 2020, quando os dois lados esperam ter chegado a acordo sobre o seu relacionamento comercial futuro.

(PressTUR com Agência Lusa)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *