A TAP teve este Fevereiro mais de 80% dos voos a chegarem até 15 minutos da hora prevista, registando assim o seu melhor desempenho em dois anos, precisamente desde Fevereiro de 2017, de acordo com os dados da consultora OAG.
A informação indica que este Fevereiro a TAP teve 83,1% dos voos a chegarem até 15 minutos da hora previsto, no que foi a 53ª melhor marca do mês entre 159 companhias incluídas no ranking global da OAG.
Nos últimos três anos, a melhor marca da TAP continua a ser no entanto 84,7% de voos até 15 minutos da hora indicada, de Fevereiro de 2017, mês em que se cotou com a 32ª melhor marca.
A melhor marca desde então e até este ano voltou a ser num mês de Fevereiro, o de 2018, com 75,7% dos voos até 15 minutos da hora prevista, no que foi a 83ª melhor marca nesse mês.
Os meses de Fevereiro têm em comum o fato de serem mais curtos e, como tal, terem menos voos.
Em 2017, segundo a OAG, os meses em que teve menos voos da TAP fiscalizados foram Fevereiro, com 8.244, e Março, com 9.198, e no ano de 2018 foram Janeiro e Fevereiro, respectivamente com 10.575 e 9.376.
Para Fevereiro deste ano a OAG indicou 9.100 voos, quando para Janeiro tinha indicado 10.561.
A melhor grande companhia em pontualidade no mês de Fevereiro foi, de acordo com os dados da OAG, a Garuda (12.621 voos), da Indonésia, com 95,5% dos voos a chegarem até 15 minutos da hora indicada, seguida pela Copa (9.565 voos), do Panamá, com 94,6%, a Singapore (6.938 voos), de Singapura, com 90%), e Iberia (15.377 voos), de Espanha, com 89,8%, que foi assim a número 1 das grandes europeias.
A mesma informação indica que a maior companhia do mundo em número de voos, a American Airlines (174.670 voos) teve 74,8% a chegarem até 15 minutos da hora anunciada, a Delta Air Lines, número 2 (136.977 voos), teve 78,5%, a United, número 3 (129.115 voos), teve 72,9%, a Southwest Airlines, número 4 (102.355 voos), teve 72,6%, e a China Eastern, número 5 (63.504 voos) teve 71,6%.
O Top10 em número de voos inclui ainda a Ryanair (51.789 voos), com 85,6% dos voos até 15 minutos da hora prevista de chegada, a Air Canadá (43.851 voos), com 48,9%, a easyJet (41.236 voos), com 80,7%, a Lufthansa German Airlines (40.575 voos), com 80,4%, e a Air China (38.201 voos), com 68,6%.
A OAG explica na sua informação que no seu ranking global inclui apenas companhias relativamente às quais tenha ‘coberto’ pelo menos 80% dos voos em horário. Fonte: Presstur.