A Suíça manteve em 2018 basicamente o mesmo número de brasileiros na comparação com 2017. Foram 242.052 pernoites, uma redução de apenas de 1,1% contra o ano anterior – algo visto como uma vitória por Christina Gläser, diretora do Turismo da Suíça no Brasil. A média de dias do brasileiro na Suíça é de três a quatro dias.
A manutenção do número de brasileiros é ainda mais comemorada quando se pensa que em 2017 houve um aumento expressivo de pernoites de turistas nacionais: um acréscimo de 21,6% contra o ano anterior. O número havia sido o melhor observado desde 1992.
“Se considerar toda a situação política no País em 2018, com a crise política e incertezas do mercado inibindo viagens internacionais, é um ótimo resultado. Confesso que esperávamos uma queda maior”, avaliou Gläser ao Portal PANROTAS durante a imersão suíça que promoveu para agentes de viagens, nesta terça e quarta-feira (13 e 14).
Gläser adianta ainda que a expectativa para 2019, com a estabilização política e também do câmbio, é que o país volte a aumentar o número de brasileiros. Fonte: Panrotas.