Salvador deve receber 3,7 milhões de turistas, de acordo com a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo (Secult). Esse número é 8% maior do que o Verão de 2018 – que ostentava o recorde anterior de público.
Tanta gente faz crescer também a estimativa de movimentação econômica nesse período em 6,4% em relação aos mesmos meses, no ano passado. A previsão de 2019 é chegar a R$ 5,5 bilhões gastos na cidade.
Para não ficar para trás, a Secult vai investir mais na promoção da cidade. Um dos destaques vai ser um projeto de comunicação digital – a websérie Salvador Fashion Race, que deve ser lançada nas próximas semanas.
“Todo o conteúdo dela dialoga muito com os ativos que são da Bahia, de Salvador, e que são voltados para a questão estética, do design, da moda. Isso chama atenção, sobretudo, nas plataformas digitais”, analisa o titular da pasta, Cláudio Tinoco.
Grandes cidades do interior também estão na mira da Secult. “Vamos trabalhar no interior de mercados importantes, como a região Sul do Brasil. Vamos em cidades como Londrina, no Paraná, além das capitais”, explica Tinoco.
Ainda para esse público, será retomado o projeto Salvador, Nice To Meet You, através da Salvador Destination. São viagens de familiarização para os operadores de viagens e promotores de eventos, com o objetivo de apresentar a infraestrutura, os atrativos e os serviços da cidade.
A secretaria contratou uma empresa de pesquisa para medir o perfil dos turistas que vêm à cidade ao longo do ano – na alta, na média e na baixa estações. Os resultados preliminares já apontam crescimento do número de estrangeiros na cidade.
A Argentina, país que foi selecionado para receber algumas das press trips, já é um dos que têm resultados mais visíveis. Em 2015, os argentinos correspondiam a 16% dos estrangeiros que chegam à cidade. Em 2018, o percentual saltou para 44%. Salvador sempre participa da feira de turismo de Buenos Aires, que é considerada uma das maiores da América Latina.
Estão previstas, ainda, pelo menos duas ações de promoção internacional – em Londres (Inglaterra) e na Itália, com a Embratur e a Unesco, respectivamente.
Na avaliação do secretário, o destaque de Salvador no turismo está intimamente relacionado aos projetos de requalificação da cidade nos últimos anos, além da promoção da capital enquanto destino turístico. Nessa conta, dá para adicionar desde os investimentos em infraestrutura, como a reforma da Orla e a implantação de novos equipamentos de visitação – que devem se juntar a museus como a Casa do Rio Vermelho e a Casa do Carnaval.
Ainda neste mês, deve ser publicado o edital para a construção do novo Arquivo Público Municipal e Museu da História de Salvador. Até o próximo mês, é a vez da licitação para o restauro da Casa dos Azulejos, onde vai funcionar o Museu da Música Brasileira. Os dois equipamentos ficam no Centro Histórico.
De fato, os feedbacks do Verão de Salvador têm sido positivos – e isso já ajuda na divulgação espontânea.
“Estou numa convenção em São Paulo e o retorno dos agentes de viagem é que os clientes que foram para Salvador ficaram surpresos e felizes”, contou a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), Ângela Carvalho.
Para ela, a capacitação dos agentes de viagem de outros estados e países é importante, justamente para a divulgação da cidade como destino nos próximos meses. Fonte: Correio da Bahia.