O visto para o Brasil foi liberado. Norte-americanos, canadenses, japoneses e australianos agora podem vir ao País a lazer sem necessidade de emitir o documento. O decreto foi publicado hoje em uma edição extra do Diário Oficial da União e não prevê a unilateralidade, isto é, brasileiros têm de continuar pedindo autorização para viajar a Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália, pelas mesmas regras que cada um desses países já exige.
Os quatro países que tiveram sinal verde para entrar no Brasil foram os mesmos que, pouco mais de um ano atrás, conquistaram o direito do visto eletrônico, um modelo menos burocrático e econômico. Na visão do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês), a decisão foi acertada e grande responsável pelos números alcançados pelo setor no País em 2018.
Após a implementação do novo modelo, o número de turistas destes mercados subiu 42% entre fevereiro e julho de 2018 na comparação com o mesmo período de 2017. Espera-se, portanto, que sem a necessidade de visto, os índices sejam ainda superiores. Fonte: Panrotas.