Municípios da Baía de Todos-os-Santos se articulam para potencializar recursos do Prodetur

Por Nelson Rocha

Os 18 municípios situados no entorno da Baía de Todos-os-Santos vivem a expectativa de poder pôr em prática os projetos que os recursos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo ( Prodetur) irão financiar. Contudo, o secretário de Turismo de Vera Cruz, município que integra a região metropolitana de Salvador, Luiz Henrique Amaral, questionado sobre a sintonia entre as gestões municipais no sentido de melhor aproveitar o aporte financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), admite que hoje não há “esse grau de maturidade entre todos, mas começa a se desenvolver. Isto para mim é o grande desafio, fazer com que realmente todos estes atores estejam juntos para potencializar um investimento enorme que está aí, posto e colocado”.   

A declaração de Luís Henrique Amaral ao Portal Turismo Total foi feita na manhã desta terça-feira, 19, após o secretário falar sobre “Desafios da Governança Municipal frente as demandas do Turismo”, tema do encontro promovido pela Câmara Empresarial do Turismo (CET) da Fecomércio-Ba, do qual também participou como convidado expositor, o secretário de Turismo do município de Itacaré, Júlio Oliveira.

O Prodetur promove estudos da demanda e da oferta do potencial turístico da região, permitindo que a roteirização dos mais importantes atrativos da baía seja uma realidade. O investimento é de US$ 84 milhões de dólares, sendo US$ 63 para obras de infraestrutura e US$ 21 para o fomento e gestão do turismo, montante que já está sendo alocado para as diversas fases de aplicação. 

O município de Vera Cruz está localizado na região da Bahia de Todos-os-Santos e recebe muitos turistas no verão. Foto: Nelson Rocha/Portal Turismo Total

Luís Amaral aproveitou a sua exposição diante dos integrantes da CET, para fazer um chamamento mais amplo dos gestores municipais beneficiados com os recursos do BID, “ para que a gente possa, efetivamente, se apropriar desse que é pra mim o maior projeto de turismo que eu tenho notícias nos últimos anos em todas as esferas, não só estadual, municipal, mas também federal, ou seja pra o Brasil inteiro, e a gente não pode deixar esta oportunidade passar, não pode deixar isto acontecer, sem com que a gente esteja ali colaborando e fazendo com que isto seja um grande sucesso pra todo mundo. Mas, a gente precisa aumentar esse processo de diálogo, que ainda é pequeno”, enfatizou.

Itacaré investe no calendário de eventos

Aproveitamos a oportunidade, para também ouvir o secretário Júlio Oliveira sobre o turismo de Itacaré, município situado na Costa do Cacau, sul da Bahia, que tem mais do que sol e praia a oferecer aos turistas que buscam desfrutar de experiências diversas.  

Itacaré, no Sul da Bahia, aposta no calendário de eventos para atrair mais turistas em 2019. Foto: Elton Andrade.

 “O município está preparado para atender os turistas durante todo o ano, com   toda a sua oferta turística, com mais de cinco mil leitos, mais de 170 meios de hospedagens, mais de 200 bares e restaurantes, 29 agências de turismo, transportadoras de turismo. Este ano é um ano com poucos feriados e a estratégia adotada pelo município foi de fortalecer o calendário de eventos. Vamos ter na Semana Santa o Festival de Forró – de 18 a 20 de abril -, em junho tem o Fórum de Turismo – entre os dias 12 e 14 – e teremos também muitos eventos esportivos durante o ano”, destacou.

Conforme Júlio Oliveira, todas as atenções e mídia do município neste momento estão focadas no Terceiro Festival de Forró, que tem a curadoria de Targino Gondim, homenageia Luís Gonzaga e reunirá grandes forrozeiros, além de Elba Ramalho, Carlos Pita, Cacau com Leite, entre outros artistas.

 “Itacaré entra num nicho de mercado, que antes não fazia parte. A ideia do Festival de Forró é fortalecer a cultura nordestina no município. Tranquilamente irá atrair cerca de 15 mil visitantes. O destino é bastante democrático, para todos os gostos e bolsos”, declarou. A paradisíaca cidade tem 28 mil habitantes, mas durante o verão recebe mais de 200 mil visitantes. 

O evento na Casa do Comércio, em Salvador, aberto com um Welcome Coffe, foi mediado por José Manoel Garrido, coordenador da CET-BA, e contou com a presença de representantes do trade turístico baiano.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *