Por Nelson Rocha ( Texto e fotos)
A sétima edição da WTM Latin América, feira internacional de negócios do turismo que durante os últimos três dias ocupou dois pavilhões do Expo Center Norte de São Paulo reunindo dezenas de países, alguns até pela primeira vez, como foi o caso da Rússia, foi um sucesso. Operadoras do setor, companhias aéreas, hoteleiros, agentes de viagens e apoiadores, não pouparam elogios ao encontro, que teve um crescimento de 23% nos dois primeiros dias, conforme anunciou Luciane Leite, diretora do evento, durante entrevista coletiva realizada no final da tarde desta quinta-feira, dia 4.
“Não temos o terceiro dia fechado, mas nos dois dias do evento tivemos um crescimento de 23%, com 10.841 visitantes. São apenas números parciais”, pontuou. Quanto ao êxito da edição 2019 da WTM, a executiva comentou: “Acho que todos nós percebemos isso nos corredores e no movimento intenso dos estandes. Chegamos ao último dia e esperamos crescer ainda mais em relação ao ano passado. Contudo, nossos números finais serão divulgados depois da auditoria”, anunciou.
Apesar do terceiro dia, conforme a diretora, ter registrado uma queda sensível no número de visitantes, isto não deverá impactar de forma negativa no balanço final, pois os números parciais revelam um crescimento expressivo em relação à realização da edição do ano passado.
“Acho que foram dias bastante frutíferos, já tivemos confirmação da intenção de retorno de alguns clientes de alguns países, que disseram ter sido a melhor experiência que eles tiveram. Eles estão muito felizes com os visitantes qualificados e com a geração de negócios”, comentou. O encontro também reuniu muitos jornalistas especializados em turismo do Brasil e exterior.
Participação da Bahia
Questionada pelo Portal e Revista Turismo Total sobre a participação da Bahia na WTM, a baiana organizadora pontuou que o estado “nunca tinha participado com um estande próprio desde que eu estou aqui, e a decisão foi tomada duas semanas antes da feira. Adorei ter a Bahia como nosso patrono, mostra a seriedade desta nova gestão por ter escolhido a WTM, que é realmente uma feira que mostra resultados. Foi realmente uma grande e bela surpresa”, pontuou.
Também questionada pelo Portal e Revista Turismo Total sobre a ausência de um estande de Portugal no evento, Luciane Leite respondeu: “Nós também sentimos esta ausência, mas você sabe que baiano não dorme no ponto. Foi estratégia de Portugal não estar presente, mas empresários portugueses acharam importante estar presentes e nós criamos o Pavilhão de Portugal na nossa área internacional. Estamos de braços abertos e se eles quiserem vir, aguardamos”.
Na oportunidade, Luciane Leite convocou os expositores a responderam à pesquisa online depois do evento. “É isto que nos permite saber o caminho que a gente vai traçar, saber como melhorar. A WTM não é uma feira do Brasil, mas uma feira latino-americana. Nós estamos aqui para levar a América Latina para o mundo e trazer o mundo pra América Latina”.
Com relação a expectativa para a realização da oitava WTM Latin America, que acontecerá entre os dias 31 de março a 2 de abril de 2020 no mesmo local, Luciane Leite afirmou trabalhar com foco no crescimento de cada edição do evento.
”Nós trabalhamos sempre pensando na inovação, em fazer algo diferenciado, então agente começa a pensar o evento antes mesmo de acabar este. Já começamos a pensar 2020 com novidades que eu não posso divulgar. Mas desde janeiro que nós já começamos a desenhar 2020”. Mais uma vez a WTM confirmou que a união entre o poder público e o setor privado faz a diferença e fortalece a atividade turística como um todo.