Turistas cada vez mais procuram Cuba por história e cultura

 

 

Os operadores turísticos Sonhando, Solférias e iTravel, que realizaram em Portugal um roadshow dedicado à operação charter para Cuba (foto), com os destinos Varadero e Cayo Coco, afirmaram haver uma crescente procura pelo destino por motivos históricos e culturais.

“Começamos a reparar que há muita gente que vai a Cuba, não para a praia, mas por razões culturais, é uma nova moda, digamos assim, uma nova tendência”, afirmou José Manuel Antunes, diretor-geral da Sonhando.
Uma das novidades do operador é o pacote de alojamento apenas em Havana, que “está a ter algumas vendas, mas são residuais, não é o produto principal que nós vendemos”.
O diretor da Sonhando afirmou ainda que “o voo para Varadero, direto, e depois o autocarro para Havana é mais prático do que” outras opções como voos “via Madrid, ou via Amesterdão, ou via Paris”.
A cultura cubana, tão ricamente expressa através da musica, é uma das principais atrações turísticas da ilha. Foto: Divulgação
O diretor da iTravel, Mateus Silva, afirmou que “vamos, se calhar, lançar [um pacote de] uma semana só em Havana”.
“Aquilo que se nota, cada vez mais, é um apetite por Havana” afirmou o diretor da iTravel, acrescentando que “o retorno que tem havido nos últimos anos em relação à cidade de Havana tem sido muito positivo”.
Na iTravel, este comportamento do cliente é verificável nas reservas dos combinados, nos quais “as pessoas, às vezes procuram estadas mais prolongadas na cidade, em detrimento da praia”.
O diretor de produto & qualidade da Solférias, João Pedro Cruz, afirmou que “estamos há espera, há muito tempo, que se faça um investimento grande em Trinidad, porque acho que vale imenso a pena”.
“As pessoas quando conhecerem Trinidad entram no coração de Cuba”, afirmou sobre a cidade na província de Sancti Spiritus, que em conjunto com o Vale dos Ingenios, é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.
O diretor de produto & qualidade da Solférias salientou ainda a zona Oriente da ilha, para a qual afirma ser necessário um aposta por parte de companhias aéreas, nomeadamente para Santiago de Cuba, devido ao tipo de voos internos disponíveis e à distância da capital.
A sugestão de João Pedro Cruz é que “o espírito de Cuba é o Fly’n’Drive”, e uma das opções seria entrar por Havana e sair por Santigo de Cuba, ou vice-versa.
O diretor mencionou ainda o potencial de Camagüey e a relevância histórica de Santa Clara, apesar das falhas nas infraestruturas turísticas. “É dar tempo ao tempo”.
Fonte: PressTur

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