Mucugê desenvolve novo atrativo para diversificar atividade turística

Resultado de imagem para mucugeA formatação de um novo produto turístico em Mucugê, na Chapada Diamantina, foi discutida por representantes do município em reunião com o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, nesta quarta-feira (10). A intenção é criar a Rota das Frutas Vermelhas – um novo atrativo para diversificar a atividade turística.

 Com temperaturas amenas, o município da Chapada Diamantina já produz morango, que é vendido nas capitais do Nordeste. Agora, produtores da agricultura familiar de Mucugê investem também no cultivo de outras frutas vermelhas, como amora preta, framboesa, pitaia, fisális e mirtilo.

 “Nossa ideia é desenvolver a rota para o turismo rural, mostrando a vantagem de associar a produção agrícola à atividade turística. Pelo menos 10 propriedades já têm produção regular e podem se estruturar para receber visitantes”, explicou o secretário do Turismo de Mucugê, Euvaldo Ribeiro, ao pedir apoio da Setur para a roteirização e qualificação dos produtores.

 

Para o secretário estadual do turismo, Fausto Franco, a região, destaque na produção de cafés premiados, será fortalecida também com a criação da Rota das Frutas Vermelhas. “A Chapada Diamantina é rica em belezas naturais, cultura e história. Mucugê é um dos principais destinos da região e tem buscado alternativas para combater a sazonalidade do turismo”.

 

Calendário de eventos – Uma das principais iniciativas para atrair turistas durante todo o ano é resultado da associação da Prefeitura de Mucugê com o trade local. O calendário de eventos do município garante a realização de pelo menos um evento por mês, a fim de atrair visitantes. Um deles é a Feira Literária de Mucugê (Fligê), que garante alta taxa de ocupação dos meios de hospedagem locais.

No feriado prolongado da Semana Santa será realizada a Corrida do Diamante (dia 20), cujo percurso usa trilhas historicamente utilizadas por garimpeiros para explorar minérios da Chapada Diamantina. Para o período, a ocupação hoteleira já chega a 80%, mas a busca por hospedagem deve ser intensificada até o próxima semana, podendo chegar a 100%.

Junto com Euvaldo Ribeiro, o secretário da Agricultura de Mucugê, Tiago Profeta, e a empresária integrante do Conselho Municipal de Turismo, Ângela Pina, pleitearam apoio para fortalecer o calendário de eventos e melhorias no aeroporto de Lençóis, estradas e serviços de telecomunicação. Também participaram do encontro o superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Jorge Ávila, e o diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos, Divaldo Borges.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *