Em 2018, Salvador registrou fluxo turístico de 9,3 milhões de pessoas – superando os 9 milhões de 2014, quando foi sede da Copa do Mundo – e atingiu o melhor desempenho dos últimos 8 anos, segundo Claudio Tinoco, secretário de turismo da cidade. “O movimento se mantém no início deste ano, tivemos o melhor verão da década”, comemora.
Os números refletem o investimento nas obras de requalificação da orla e do centro histórico desde 2013, assim como a implantação de novos equipamentos culturais e turísticos, a exemplo da Casa do Rio Vermelho, onde viveu Jorge Amado, e do Museu Casa do Carnaval da Bahia.
“Agora estamos numa fase de continuidade das intervenções de requalificação, consolidação dos novos equipamentos, além de avançar na estratégia de promoção”, afirma o secretário.
Segundo Tinoco, Salvador foi o primeiro destino brasileiro a contratar uma agência especializada em marketing digital, o que fez a cidade ultrapassar o Rio de Janeiro em assinaturas no canal do YouTube. Estão previstos R$ 17 milhões de investimento em marketing e promoção nos próximos anos.
A parceria com o trade segue forte, principalmente com a ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) e a Salvador Destination. Também há uma agenda de capacitações para agentes de viagem e operadores. “Queremos atrair mais turistas da Ásia, países árabes e Reino Unido”, diz.
Expectativa para o novo centro de convenções
A conclusão das obras do novo centro de convenções, prevista para setembro, com previsão de inauguração em dezembro, também deve movimentar o turismo da cidade. O novo equipamento será multiuso e terá capacidade para até 14 mil pessoas na área interna e 20 mil pessoas na área externa.
“A Bahia tem história e cultura fortes, o que fazia com que o destino estivesse no top 3 do segmento MICE. Queremos recuperar essa posição e retomar a realização de eventos nacionais e internacionais de grande porte”, afirma o secretário.
A entrega do centro de convenções vai coincidir com a primeira etapa da ampliação do aeroporto de Salvador, o que vai melhorar ainda mais a atratividade da cidade.
“Já estamos trabalhando na atração de novos voos, com uma agenda de articulação com companhias aéreas na WTM e busca por low costs. Queremos intensificar as relações com a América do Sul. A Argentina hoje representa 44% do fluxo internacional. Estamos mostrando nosso potencial para outros países do continente, queremos ser um hub no Nordeste”, declara. Fonte: Brasilturis.