Por Lívia Nascimento
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, recebeu na tarde desta quarta-feira (10), em Brasília, uma delegação chinesa de representantes do Fórum Global de Economia do Turismo (GTEF), evento anual realizado em Macau, na China. O Brasil, juntamente com a Argentina, foi convidado para dividir o posto de destaque da edição deste ano.
“Estamos muito animados com esta participação pois trata-se de mais um passo em direção a uma relação cada vez mais próxima com o mercado chinês, principal emissor de turistas do mundo, com cerca de 135 milhões viajantes. Temos trabalhado intensamente para diminuir essa distância física com ações que ampliam nossa conectividade e assim poder receber cada vez mais esses visitantes”, comentou o ministro.
A vice-presidente e Secretária-Geral do GTEF, Pansy Ho, reforçou a importância do encontro para a realização de parceria não apenas na área de turismo, como também na área de ciência e tecnologia, reforçando o caráter de integração do evento. “Aproveitamos a posição estratégica de Macau para promover esse evento. Somos representantes da iniciativa privada e estamos interessados em estabelecer uma parceria de qualidade com o Brasil”, afirmou.
A presidente da Câmara de Turismo da China, Wang Ping, reforçou a importância da atividade para promoção do desenvolvimento econômico. “O turismo pode diminuir a pobreza, combater desigualdades e gerar emprego. Por isso somos todos embaixadores da paz”, disse.
AÇÕES DO MTUR – A Pasta tem promovido uma série de medidas para facilitar o acesso do turista chinês ao Brasil. Entre elas, estão a ampliação de 3 meses para 5 anos de duração dos vistos de turistas com múltiplas entradas e estada de até 90 dias; a ampliação dos visa centers em funcionamento na China, passando dos atuais 3 para 12; bem como a estruturação de roteiros integrados e customizados em uma parceria inédita firmada entre o governo brasileiro e a China Travel Service, maior operadora de turismo da China. Além disso, a Embratur tem realizado inúmeras ações de promoção no mercado chinês, como a participação do Brasil na ITB China.