Salvador Fashion Race divulgará moda da capital baiana para o mundo

Depois da gastronomia, com o Cozinha Raiz, agora é a vez do design e da moda produzida na capital baiana ganharem o mundo com o Salvador Fashion Race. O segundo reality show promovido pela Prefeitura em canais digitais foi lançado nesta segunda-feira (15) pelo prefeito ACM Neto, pelo vice-prefeito Bruno Reis e pelo secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Cláudio Tinoco, no UCI Cinemas do Shopping Barra. O evento também contou com as presenças da estilista baiana Juliana Herc, que comanda a atração, além do superintendente do shopping, Naildo Oliveira, participantes do reality e imprensa.

Os dois primeiros episódios já estarão disponíveis esta semana no canal oficial da cidade (youtube. com/ salvador). A iniciativa também visa revelar novos estilistas locais, exaltando a influência da moda na cidade e vice-versa. A ação é realizada por meio da Secult, com patrocínio do Shopping Barra, apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e produção da Casa Salvador.

Evento reuniu autoridades municipais, estilitas, manequins, imprensa e convidados no UCI Cinemas do Shopping Barra de Salvador. Foto: Max Haack/Secom

Além de parte integrante das comemorações pelos 470 anos da cidade, o prefeito lembrou que o Salvador Fashion Race faz parte do eixo Cidade Criativa do Salvador 360, megaprograma municipal que tem como intuito o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda na capital. “A Prefeitura nunca havia se preocupado em organizar uma agenda para desenvolver a economia criativa. No caso do Salvador Fashion Race, a intenção é projetar os novos estilistas, vender a produção de moda existente aqui e, claro, promover a cidade para o mundo”, pontuou ACM Neto.

Para o titular da Secult, o novo reality show é mais uma estratégia adotada pela administração municipal de investimento em promoção digital da cidade. “Sem esses investimentos, como a Casa Salvador Youtube, não estaríamos oferecendo, de forma pioneira, tanto conteúdo digital em apenas um ano. Hoje, o Canal Salvador está no primeiro lugar em número de inscrições e visualizações no Brasil, e o quinto canal oficial de turismo mais visitado no mundo”, afirmou Tinoco.

Processo – O reality tem como mentora a estilista baiana Juliana Herc, radicada em Portugal, e contará com cinco duplas formadas por um designer de moda e um influenciador digital, que foram selecionados por uma curadoria. “Agradeço imensamente por colocar um evento como esse em destaque, para que a moda de Salvador seja vista de outra forma. Temos muitos talentos aqui e não tenho palavras para expressar o quanto estou feliz em fazer parte dessa ação. Que todos apreciem bastante o reality quanto eu”, destacou Juliana.

Com 20 episódios, no total, o formato do reality terá: quatro desafios, que irão de montagem de looks para a produção de fashion filmes em pontos turísticos da cidade, até a participação no desfile final, com a produção de moda de todas as duplas participantes; e, o último episódio, com a divulgação da dupla vencedora. Como premiação para a melhor dupla, o designer ganhará um mês de estágio no atelier de Juliana Herc, em Portugal, e o(a) blogueiro(a) receberá uma viagem de sete dias para Portugal, além de também participar de um projeto com a estilista.

Os nomes dos participantes da websérie já foram confirmados. Os estilistas participantes serão Alex Milanny (@abanto.oficial), Tamara Nascimento (@ta19mi), Teodoro (@queenofcajazeiras), Joice Fischer (@joiceefischer) e Kívia Souza (@kaolliada). Já os influenciadores serão Carla Aragão (@gordaroupa), Fernanda Medeiros (@februxa), João Caldas (@joao_ccaldas), Iasmine Fernandes (@vamoscachearomundo) e Carol Gonçalves (@blogmulhermelhore).

O Salvador Fashion Race também conta com o apoio da Soul Dila e da Air Europa. “Temos uma satisfação muito grande em apoiar essa iniciativa. Vemos nesse evento uma janela para o futuro, mostrando o que se produz de qualidade em moda na Bahia e que é digna de ser mostrada. Vai projetar para o mundo muito desses nomes existentes aqui e é um incentivo àqueles que respiram, incentivam e raciocinam moda na cidade”, resumiu Naildo Oliveira.

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